sábado, 27 de fevereiro de 2010

Um alerta com relação ao xixi do gato


Alerta: Xixi fora do lugar é sinal de risco para os gatinhos!
O problema é um dos maiores causadores de abandono dos felinos. Se você está sofrendo com isso, saiba o que fazer para ajudar o seu bichano.

“Você abandonaria seu filho porque ele faz xixi na cama? Não. Você usaria sua paciência e amor para ensinar o correto à criança. O mesmo deve ser feito com o gato.”
(Daniela Xavier, voluntária da ONG Adote um Gatinho. Hoje cuida de 10, além dos quatro de estimação).


Estudos internacionais mostram que as principais justificativas para o abandono dos felinos são: problemas na interação com outros pets, agressão contra pessoas, comportamento destrutivo, mas o grande campeão é o xixi em lugar errado - o assunto é tão importante que virou tese de doutorado da médica veterinária e especialista em comportamento animal, Dra. Daniela Ramos (*).

“Essa é a queixa comportamental mais comum entre os proprietários de gatos, que infelizmente chega a ser inaceitável para muitas famílias. Em um levantamento feito em um abrigo dos EUA, 43% dos mais de mil proprietários que haviam entregado seus gatos, apontaram problemas de eliminação como uma das razões para o abandono.”, aponta a especialista.

Realmente não é nada agradável abrir a porta de casa e encontrar tudo sujo, mas a situação não justifica o abandono. Antes de encarar o gato como vilão, anormal ou mal educado, tenha em mente que este animal pode estar sofrendo de estresse ou até mesmo de um problema urinário.

Um bichano que sente dor durante a micção, pode passar a evitar os locais onde sentiu o desconforto, como a caixa sanitária. Já a marcação do território com fezes ou urina é uma maneira dos gatos estressados se sentirem mais confiantes num ambiente perturbador (mudança de casa ou conflito com outro gato).

É importante procurar um médico veterinário, e caso seja necessário ele indicará um especialista em comportamento animal. O profissional avaliará o bichano como um todo, o temperamento, relacionamento familiar e o ambiente onde vive. Em muitos casos o uso de medicamentos e feromônios sintéticos, são aliados importantes.

Confira as principais dicas que a Dra. Daniela separou para os felinos que teimam em fazer xixi fora do lugar:


Torne a caixa sanitária atrativa. Espalhe algumas delas por locais diferentes da casa. Opte por locais tranqüilos, evite colocá-las próximo a objetos barulhentos (ex: ao lado da maquina de lavar roupa) ou em locais escuros e de difícil acesso. Para casas com vários gatos, o número ideal de caixas é o número de gatos mais um. Se possível, para cada uma das caixas, utilize um substrato (o mais comum é areia higiênica própria para gatos, mas fuja das perfumadas, geralmente elas afastam os felinos) diferente para depósito de urina e fezes. Pode-se, inclusive, deixar uma das caixas vazia.

Limpe as caixas sanitárias religiosamente. Muitos gatos se recusam a utilizar locais sujos. Diariamente recolha a sujeira e sempre que possível (pelo menos uma vez por semana) faça sua lavagem total. Evite utilizar perfumes ou quaisquer outros produtos desodorizantes, principalmente aqueles à base de amônia ou similares, pois eles podem espantar o gato!
Quanto às marcas de urina (ou fezes) espalhadas pela casa, procure limpá-las com produto que retire todo o odor (limpador biológico ou enzimático). Isso pode impedir que o gato retorne ao local para mais uma esguichada.

Evite broncas e recompense quando encontrá-lo eliminando adequadamente. Gatos são extremamente sensíveis a qualquer tipo de bronca. Portanto, caso você o pegue em pleno ato de eliminar em local errado, você poderá puni-lo lançando próximo a ele um objeto que faça barulho (um molho de chaves ou uma latinha com moedas). É fundamental que o gato não perceba que foi você quem lhe deu o susto! E sempre que você presenciar a cena correta (o gato utilizando a caixa sanitária) elogie o bichano e ofereça um petisco dos mais gostosos.

Elimine os fatores de estresse. Tente identificar possíveis elementos provocadores de estresse no seu gato (ex: conflito com outros gatos, excesso de punições e/ou mau relacionamento com alguma pessoa da casa, falecimento de um companheiro (humano ou gato), mudança de casa, mudança na rotina do dono, chegada de um novo morador a casa (humano ou gato, etc.). É fundamental que tais condições sejam relatadas ao veterinário comportamentalista, que irá recomendar medidas visando a adaptação do gato a cada uma delas.

Dicas da Dra. Daniela Ramos – Especialista em Comportamento Animal.

Fonte da Pesquisa: Arca Brasil


Os motivos para o gato urinar longe da caixinha:

Uma das vantagens atribuídas aos gatos em relação aos cães é que os felinos urinam nas caixinhas e não precisam ser levados para passear. Mas o que fazer quando os bichos decidem fazer as “necessidades” em qualquer lugar da casa, exceto no recipiente indicado?

Primeiramente, o dono deve descobrir a causa, que, de acordo com a veterinária Heloísa Justen, pode ser patológica (doenças), sexual ou por ansiedade. No caso de doenças do trato urinário inferior, as mais comuns são a cistite e a infecção bacteriana, que aumentam a produção de urina e são facilmente combatidas com medicação.

— Existe também a cistite por estresse. Por uma causa psicológica, a produção da camada de proteína que envolve a bexiga é reduzida, levando a acidez da urina a lesionar a área. Isso causa ardência e dores, e o xixi fica pingando em vários locais da casa — explica Heloísa.

Já nos casos sexuais, se estiver enamorado, o gato também pode urinar pela casa para marcar território.

— É como se quisesse deixar seu perfume para a fêmea perceber — diz a veterinária. — Nesse caso, o indicado é castrar o animal.

O mais frequente, no entanto, é o gato urinar pela casa para fazer marcações territoriais por estresse. Por qualquer motivo — seja não gostar do local onde está a caixinha ou uma sujeira —, eles rejeitam o recipiente. Nesse caso, a veterinária dá uma dica:

— Nas pet shops, já há um spray à base de feromônios que melhora a receptividade do animal ao ambiente.

Fonte da pesquisa: Extra online

____________________________________________________


Por isso antes de se irritar com o bichano e o colocar para fora de casa, mostre o que você o ama e descubra, como um bom dono que seja, o que o seu gato tem. É claro que o mijo de gato(*principalmente se ele não for castrado), tem um odor nada agradável, mas já pensou se você tivesse algum problema e não pudesse se comunicar com ninguém à respeito, seria legal te colocarem para fora de seu habitat por causa disso?? E como diz a doutora Daniela, você colocaria para fora de casa seu filho só porque ele cagou e mijou nas calças, ou na cama, ou no chão???

Pensem nisto!!!

Até a próxima postagem!!!

53 comentários:

  1. é verdade Karine, tem muita gente cruel, que diz que gosta de aniamis mas na primeira dificuldade já quer se ver livre de aperreios...
    muito interessante a questão abordada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma gata com 8 anos e faz 2 que elka começou a urinar no quarto do meu filho,alias tudo o que seja dele ela urina...é comportamnetal, eu compreendo, mas acreditem não +e facil voce esquecer a porta do quarto aberta e apos 5 minutos ja ter a cama urinada, ate colchão tive de trocar, é muito complicado e ja nem sei o que fazer ...

      Excluir
    2. Pf ñ deixe fazer nenhum mal ao seu bixano lembre-se eles são animais irracionais , ñ fazem de propósito ;-)

      Excluir
  2. sempre tive esse problema quando meu gato entrava no cio, mas agora não tenho mais pq o castrei e nunca o abandonaria por ele ter mijado, se nós seres humanos dotados de racionalidades fazemos coisas piores, pq vamos nos estressar por coisas miúdas?

    ResponderExcluir
  3. Acho q a melhor coisa é o adestramento mesmo e as dicas acima são muito úteis, pois é bem melhor q se livrar do seu bichano querido. É td uma questão de atenção é carinho pois gato é realmente um animal sensivel e manhoso, porem tbém é muito carinhoso e amigo e não é por causa do xixi q vamos nos livrar dos coitados né?
    grande abjo e até mais.

    ResponderExcluir
  4. Bom, Adoro gatos! E animais em geral sao fofos, cada um com suas particularidades! A questão de abandonar começa com a consciência de quem vai adotar um animal: será que realmente quer ter essa responsabilidade?

    ResponderExcluir
  5. isso é verdade Nyvian..pois tem muita gente que
    adota por impulso do momento...sem levar em conta se realmente está preparado estruturalmente e emocionalmente...

    ResponderExcluir
  6. é por isso q os meus gatos são castrados

    ResponderExcluir
  7. Isso é prima... mais uma coisa é verdade: animais são os nossos outros filhos...tudo desde os primeiros aninhos de criação, comer, disciplinar o que é certo e errado, requer amor, e principalmente muuuita paciência!!! o q é raro encontrar nas pessoas em geral..quando se pega um bichinho para criar na maioria das vezes, as pessoas só vêem o lado fofinho de criar...mas na hora da responsabilidade, esquecem de q oa animais tbm precisam de orientação para aprender, principalmente porque não possuiem a razão. amei o post! parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga, aki estou mais uma vez e dessa vez pra sugerir uma postagem sobre as baleias orcas, visto o q aconteceu recentemente com um desses animais no parque aquático, acho q seria uma boa opção de postagem já q animais é com vc mesmo hehehe...
    lembrando tbém q o cinemeiros já tá atualizado de novo! passe lá e confira: http://cinemeirosnews.blogspot.com/2010/03/soldado-universal-3-regeneracao.html#comments

    ResponderExcluir
  9. pior q xixi de gato tem o cheiro rui pra caramba...

    ResponderExcluir
  10. meu xixi nunca foi fedido donicat...

    ResponderExcluir
  11. Tá, e quando o gato é castrado faz xixi na caixinha e tambem pela casa toda? Ele não tem problema urinário.
    Tenho esse problema com um macho lindo!
    tenho 5 gatos. 3 machos e 2 femeas. Todos castrados.
    Agora minha filha voltou a morar comigo e trouxe mais 5, são 10 agora...
    O macho mais velho dela que NÃO fazia xixi passou a fazer tbm para marcar território.
    Passo o dia limpando xixis e minha casa já está cheirando mal apesar disso..
    Alguem tem alguma idéia pelamordedeus?
    Amo gatos, todos peguei da rua abandonados, mas minha paciência está pequena já...
    Agradeço sugestões obrigada
    Lilhi Cintra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou c esse msmo problema... vc já encontrou a solução? Pq já tentei várias coisas e não consegui arrumar a solução :(. PLease, me ajudem

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Estou com uma gata de 3 anos, sempre fez xixi na caixa de areia, de um tempo pra cá resolveu fazer pela casa , principalmente em cima de tecidos... Roupas, toalhas, tapete, pano de chão, almofadas... Até o travesseiro da minha filha tive q jogar fora...
      Mas não deixou de fazer na caixa de areia, ela usa normalmente, mas faz em outros lugares tbm...
      Não sei mais o q fazer.
      Já pensei em me desfazer dela sim, pq além de ser arisca, agora é mijona.

      Excluir
  12. Tenho 14 gatos, encontrados nas ruas, abandonados na minha porta... todos -fêmeas e machos são castrados, minha casa virou um nojo, um cheiro horrível de urina. Eles marcam toda a casa sofás, camas, armários, mesa, TV, computador até mesmo dentro das gavetas de roupas. Preciso de ajuda, já pintamos a casa por dentro e por fora duas vezes nesses 2 últimos anos, não trocamos os móveis pq seria jogar dinheiro fora... oq devo fazer? Temos em casa as caixinhas, mantemos sempre limpas, mas não adiantou. Tem alguma coisa no mercado que elimina o odor ou impede que eles façam xixi?
    Agradeço se receber uma luz!!
    luisafegomes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus dois machos estão numa fase, marcando tudo!lipo as coisas com uma mistura de alcool,vinagre de maça, um pouco de amaciante, e um pouco de agua, pode ser a mesma proporçao de cada, borrifo até no sofá, dá muito certo. ainda não descobri uma formula deles pararem, mas isso tem ajudado a aliviar a situaçao!

      Excluir
  13. Eu tenho duas gatinhas, ambas com aproximadamente 10 anos. Uma é uma siamesa super educadinha e a outra é uma vira-lata, adorável mas sempre teve o mal hábito de mijar fora da caixinha. Na minha casa antiga ela fazia isso com pouca frequencia mas depois que eu me mudei ela começou a mijar muito fora da caixa, ficou uma situação realmente desagradável. Tentei de tudo, levei ao veterinário, este fez exames de urina, fezes, sangue e não detectou nenhum problema. Comprei produto de limpeza sem anômia, tentei limpar com vinagre, colocar folhas de papel alumínio (eles detestam o barulho) nos locais mas nada adiantou. Então eu li em algum site que gatos não gostam de cânfora e coloquei 1/4 daquelas pedrinhas que vendem nas farmácias em cada canto que ela costumava mijar, e como por encanto ela nunca mais voltou a mijar fora da caixinha, está dando super certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gRATIDAO POR SUA INFORMAÇÃO, - CANFORA - vou tentar!! bjs.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. o MEU GATINHO ANDA FAZENDO XIXI EM TUDO...E EM MIM TAMBÉM..SRRSRSR....RELACIONANDO OS PONTOS INDICADOS..ACREDITO QUE ESTEJA ENAMORADO E AINDA POR CIMA ,POR HAVER MAIS GATOS NO LOCAL,..E EM MIM..PORQUE SERÁ..?.ESTÁ ME DEMARCANDO COMO DELE..?KKK..SRRSR

    ResponderExcluir
  16. EU vivi este ploblema com meu gatinho. Ele fazia xixi na caixinha ate os 2 anos, quando já estava para completar os 3 anos ele começou a demarcar territorio por toda a casa, e inclusive em mim tb. Tentei de vairias formas parar ele com vinagre,comprei spray educador enfim tudo o que me indicaram eu fiz só que não tinha castrado ele ainda, porem antes que eu pudesse marcar a castração minha mãe (que ñ suportava + a situação do odor e dos estragos da urina) deu meu gatinho para outra pessoa, sem meu conhecimento é claro . Foi muito triste principalmente nos primeiros dias pois eu pensava que ele havia sumido, depois por varias contradições eu fiquei desconfiada e coloquei ela contra a parede e vendo todo o meu sofrimento ela acabou confessando mas, ñ me disse onde ele estava.
    Já tem 7 meses que isso aconteceu mas ainda ñ me conformei nem vou me conformar, sofro muito sentindo a falta dele pois ele já tinah 3 anos comigo e nos eramos muito apaegados meeeeeeeeeesmo ! Me ajude gente ... o que eu faço p/ tentar recupara-lo e tb acabar definitivamente com o problema da urina?? Me ajudem !!!

    ResponderExcluir
  17. Se o gato mijar fora do lugar faça como eu. Bota o pirú pra fora e mija nele tb.

    ResponderExcluir
  18. A minha gata faz xixi nas toalhas roupas para marcar territorio e fa xixi na caixa de areia agradecia muito q me ajudasse a resolver esse probolema

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. meu gato e castrado so que ele mija em tudo no sofá em cima da cama na coberta nas roupas nos moveis eu coloquei caixa de areia troco a arei toda semana e mesmo assim ele mija nas coisas já não sei oque fazer alguem me ajuda com alguma ideia

    ResponderExcluir
  21. fora que ele fez xixi no meu marido duas vezes em um dia já fez xixi em mim também ele começou com isso ja tem mais de mes

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, estou desesperada com relação a xixis de gato fora do lugar.
    Já perdi móveis, sofás, e acho que vou acabar perdendo o marido tamanho é o número de xixis fora do lugar que temos de limpar todo dia
    Tenho 13 gatos e 1 cachorra, todos adotados, e em 2011 adotei os 4 últimos gatos, entre eles uma linda gatinha amarelinha que mija a casa toda! Fora ela há mais 3 que mijam fora do lugar e já chegaram a mijar em mim 4 vezes! Todos são castrados e saudáveis!

    Moro em Belo Horizonte e já fui em veterinários e nada resolveu, usei aquele spray "não pode", litros dele! e não resolveu, estou a ponto de doar esses gatos mas isso me causaria muito sofrimento
    Conseguiram alguma solução?
    Me ajudem por favor
    Grata
    Luciana Alcântara
    e-mail lasjama@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um post anterior que a pessoa usou cânfora, aquelas pedrinhas que vendem na farmácia, e disse que funcionou. Espalhou nos lugares onde ela costumava urinar fora da caixa... Tente

      Excluir
  23. Tenho 4 gatos que sempre deram e dão mts problemas, fazem xixi em td quanto é lugar e ja fizeram cocô até em cima da cama! Nas pessoas dormindo! Com certeza é mt desagradável acordar de madrugada e ver essa cena! Agora a moda dos machos é fazer xixi em mim, eu fico mt chateada mas depois até acho graça! Msm assim nunca nem pensei em me livrar deles ele são minha responsabilidade até o fim!

    ResponderExcluir
  24. O gatos da minha vizinha mijam na minha casa: na entrada, no tapete de entrada da sala, na varanda, estragam minhas plantas, e ontem esquecemos a banderola da porta da sala aberta e um deles entrou e fiz xixi debaixo da cama do meu filho.....limpei tudo (dei uma faxina) mas o cheiro não saiu.....Gostamos dele, mas isso me tira do sério. A vizinha não faz nada....eles ficam mais na minha do que na casa dela......vou ter que fazer um portão de tela...e como abacar com o cheiro. Detestamos o cheiro ..meu filho Vitor até passa mal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nos pet shop vendem desinfetante proprio para cheiro de gatos tira todo o odor só perguntar na loja.

      Excluir
  25. VA SE FODER EU VOU JOGAR ESSA MERDA NA RUA CARALHO FILHA DUMA PUTA

    ResponderExcluir
  26. Oi, tenho 2 gatos o Juba e o Olaf, so o Juba faz xixi fora da caixa, antes era no banheiro e agr na cama, minha mãe ja quer abandonar ele mas eu n quero deixar amo mt ele e queria saber como fazer pra ele parar, td dia ele faz ate msm qd estamos no quarto acho que vou levar ele no veterinario pra saber se ele esta doente... não quero que ele vá pra rua ;-;

    ResponderExcluir
  27. Gosto de plantas e de animais agora, passar a minha vida a ser psiquiatra de gatos?!...Precisava ganhar para isto! Dou-lhe de tudo e também amor e está todos os dias a levar com urinas e móveis destruidos?? Não!!! Vou pôlos é na rua!!! Se eu não tivesse mais nada o quê fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mãe deve ter rido MT vontade de pôr vc na rua várias vzs... Mas vc além de ser uma parte dela, era tb sua responsabilidade!

      Excluir
  28. Sou totalmente contra abandonar os animais na rua sob hipótese alguma, inclusive acolhi cinco gatos d rua na minha casa. Apenas uma delas faz xixi fora da caixa. Ela já destrui TODAS as minhas roupas, tenho umas 5 peças pra usar e vivo repondo as roupas praticamente uma vez a cada dois meses. Já tentei de tudo, a gata já foi em vários veterinários e não se resolve nada. Amo os meus animais mas sinceramente, se eu tvesse a oportunidade de dar essa gata eu daria. A situação dela não se encaixa em nenhuma dessas, desde que ela chegou em casa faz xixi e cocô nas minhas roupas, lençóis, sacos plásticos, QUALQUER COISA. Fazem 6 anos que tenho toda a paciência do mundo, não consigo nem calcular quanto dinheiro já gastei substituindo as coisas que ela estragou. O estresse que isso vem me causando é enorme, não tenho mais nem estrutura psicológica pra lidar com tudo que eu tenho sendo destruído diariamente apesar de tentar limpar tudo e lavar as roupas e outras coisas em que ela faz xixi. É muito fácil pra veterinária dizer que não se pode abandonar o bicho sob hipótese alguma quando não é ela que passa pela situação. Estou faz 6 anos com esse problema. Evito que a gata entre no quarto e faça xixi nas minhas coisas então tenho que viver me esgueirando na minha própria casa pra evitar que ela entre correndo nos quartos quando abro a porta, as portas vivem fechadas e o ar não circula... Um inferno.
    Morro de pena, já fiz de tudo, estou há ANOS tentando lidar, mas sinceramente, estou prestes a abandonar essa gata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passou da hora de se livrar desse problema minha querida(o), o bem estar da sua família é mais importante, Ame sua família, animais são animais não se esqueça disso. Eles se viram foram feitos pra saberem se virar sozinhos.Não a abandone na rua, doe pra uma instituição ou pra quem tem uma roça que ele fica lá fora de casa e não tire a paz e o sossego, e o bem estar familiar. Resolva essa situação antes que cause prejuízos irreparáveis pra vc e sua família.

      Excluir
    2. É isso aí! E se seu filho ou filha tb fizerem algo q lhe tire o sossego, coloque em uma instituição, tire a responsabilidade das suas mãos, afinal vc fez td o q podia...
      Gente! A gata está com algum problema sério, o bichano é o animal mais asseado q existe, se fosse só xixi era um problema normal... Mas realmente sua gata precisa de especialista, e não precisa pagar caro, tem q pesquisar... Eu to aki, a um ano de tentativas infrutíferas, minha linda adora fazer pipis na minha cama, no sofá... Eu além de ter q lidar c ela (na hr fico MT puta) ainda tenho q lidar c mais dois adultos ma casa q no direto deles, me azucrinam p dá-la... Mas Mia é parte de mim, como posso abandoná-La?

      Excluir
    3. Temos cinco gatos, estamos passando por um problema parecido. Uma gatinha de quatro mês, está fazendo xixi na cama de minha irmã. Vamos colocar canfora no local. Uma outra dica é coloca-la na coleirinha....pode ser que ela esqueça o mau hábito. Boa sorte.

      Excluir
  29. Olá,já tive vários gatos e todos eles me deram muito trabalho,teve um que eu gastei 1500 reais sem ter realmente de onde tirar por que adoeceu. comprometi até mesmo o sustento da família,e mesmo assim ele não resistiu e tive que sacrificá-lo, e minha filha sempre querendo mais um, e eu sempre cedendo. esse último agora está fazendo xixi na casa inteira, inclusive no sofá novo de 3500 reais, e nunca mais consegui tirar o cheiro de urina dele, urina em tudo, sofá, cortina, na estante,na cadeira almofadada, quartos e tudo mais.fora que todo mundo que chega na minha casa sente cheiro desagradável. e isso é muito anti-higiênico,adoro gatos mas o bem estar da minha família eu preso mais.Animais são bem recebidos sim na minha casa,mas pra trazer problemas de higiene pra família e ter a casa fedendo a mijo o tempo todo não aceito,e tb não está certo, doei o gatinho e não quero nunca mais essa situação. estragou tudo que eu comprei com muito sacrifício e suor. Pra mim essa situação fica difícil demais,chegar na casa de alguém e sentir cheiro podre de urina de bicho, ah não... nemmmm, pra mim não dá mais.lembrando de que todos os gatinhos que já tive, tentei de tudo com eles e nada resolveu, eles não abandonam esse hábito de urinar em tudo, pode esquecer.

    ResponderExcluir
  30. Amo gatinhos e cachorros, e não sou a favor do abandono, mas eu sinceramente não adotaria gatos. Moro a um ano no apto de uma prima que tem quase 10 gatos e desde que vim pra cá minhas coisas vem estragando por conta dos gatos fazerem xixi, e o pior de tudo é que o odor da urina é muito forte e dificil de remover. O apto que é bem pequeno vive bagunçado e cheio de pêlo de gato nas roupas em tudo, dá até nervoso e vergonha de sair com as roupas assim. Já passei vergonha na faculdade por meu calçado estar fedendo a xixi de gato e eu sem perceber. Até ela mesmo tem vergonha de receber visitas em casa por conta do fedor. Além do que esse fedor dá até dor de cabeça. Isso quando tambem não fazem côco pela casa. É muito estressante, eu realmente não adotaria de maneira nenhuma gatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que antes de adotar um animal devemos levar essas coisas em conta, pq na verdade você acaba se tornando escrava desse bicho, gato é um animal que gera muitos gastos e estragos, dá muito prejuizo e vejo isso dentro de casa. Gente que tira dinheiro de onde não tem pra suprir gastos com esses bichinhos, parece que a pessoa trabalha pra gastar a maior parte do salario cuidando dele, enfim, escravidão. Familias se acabando por causa de gatos?! gente abre o olho, isso é muito absurdo!

      Excluir
  31. MEU GATO DE 3 ANOS É CASTRADO E URINA NAS CORTINAS E MÓVEIS.
    ALGUÉM USOU ALGO E RESOLVEU ?
    AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  32. Em um dos comentários acima falaram em cânfora... Tmb li em outros sites que além da cânfora, papel alumínio e fita dupla face funcionam!

    ResponderExcluir
  33. COMPLEXO HOMEOPÁTICO ALMEIDA PRADO ARSENICUM N° 34 - ENURESE NOTURNA
    R$ 20,75

    Muito útil nas crianças que molham a cama. Incontinência noturna de urina. Paralisia da bexiga. A urina é retida ou paralisia do esfincter vesical e, nesse caso, a urina sai involuntariamente. O paciente urina tão facilmente que chega ao ponto de não perceber sua saída. A urina sai involuntariamente ao tossir.

    APRESENTAÇÃO: 60 comprimidos

    Código: 05020353

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/homeopatia/complexo-homeopatico-almeida-prado-arsenicum-n-34-enurese-noturna.html

    ResponderExcluir