sábado, 27 de fevereiro de 2010

Um alerta com relação ao xixi do gato


Alerta: Xixi fora do lugar é sinal de risco para os gatinhos!
O problema é um dos maiores causadores de abandono dos felinos. Se você está sofrendo com isso, saiba o que fazer para ajudar o seu bichano.

“Você abandonaria seu filho porque ele faz xixi na cama? Não. Você usaria sua paciência e amor para ensinar o correto à criança. O mesmo deve ser feito com o gato.”
(Daniela Xavier, voluntária da ONG Adote um Gatinho. Hoje cuida de 10, além dos quatro de estimação).


Estudos internacionais mostram que as principais justificativas para o abandono dos felinos são: problemas na interação com outros pets, agressão contra pessoas, comportamento destrutivo, mas o grande campeão é o xixi em lugar errado - o assunto é tão importante que virou tese de doutorado da médica veterinária e especialista em comportamento animal, Dra. Daniela Ramos (*).

“Essa é a queixa comportamental mais comum entre os proprietários de gatos, que infelizmente chega a ser inaceitável para muitas famílias. Em um levantamento feito em um abrigo dos EUA, 43% dos mais de mil proprietários que haviam entregado seus gatos, apontaram problemas de eliminação como uma das razões para o abandono.”, aponta a especialista.

Realmente não é nada agradável abrir a porta de casa e encontrar tudo sujo, mas a situação não justifica o abandono. Antes de encarar o gato como vilão, anormal ou mal educado, tenha em mente que este animal pode estar sofrendo de estresse ou até mesmo de um problema urinário.

Um bichano que sente dor durante a micção, pode passar a evitar os locais onde sentiu o desconforto, como a caixa sanitária. Já a marcação do território com fezes ou urina é uma maneira dos gatos estressados se sentirem mais confiantes num ambiente perturbador (mudança de casa ou conflito com outro gato).

É importante procurar um médico veterinário, e caso seja necessário ele indicará um especialista em comportamento animal. O profissional avaliará o bichano como um todo, o temperamento, relacionamento familiar e o ambiente onde vive. Em muitos casos o uso de medicamentos e feromônios sintéticos, são aliados importantes.

Confira as principais dicas que a Dra. Daniela separou para os felinos que teimam em fazer xixi fora do lugar:


Torne a caixa sanitária atrativa. Espalhe algumas delas por locais diferentes da casa. Opte por locais tranqüilos, evite colocá-las próximo a objetos barulhentos (ex: ao lado da maquina de lavar roupa) ou em locais escuros e de difícil acesso. Para casas com vários gatos, o número ideal de caixas é o número de gatos mais um. Se possível, para cada uma das caixas, utilize um substrato (o mais comum é areia higiênica própria para gatos, mas fuja das perfumadas, geralmente elas afastam os felinos) diferente para depósito de urina e fezes. Pode-se, inclusive, deixar uma das caixas vazia.

Limpe as caixas sanitárias religiosamente. Muitos gatos se recusam a utilizar locais sujos. Diariamente recolha a sujeira e sempre que possível (pelo menos uma vez por semana) faça sua lavagem total. Evite utilizar perfumes ou quaisquer outros produtos desodorizantes, principalmente aqueles à base de amônia ou similares, pois eles podem espantar o gato!
Quanto às marcas de urina (ou fezes) espalhadas pela casa, procure limpá-las com produto que retire todo o odor (limpador biológico ou enzimático). Isso pode impedir que o gato retorne ao local para mais uma esguichada.

Evite broncas e recompense quando encontrá-lo eliminando adequadamente. Gatos são extremamente sensíveis a qualquer tipo de bronca. Portanto, caso você o pegue em pleno ato de eliminar em local errado, você poderá puni-lo lançando próximo a ele um objeto que faça barulho (um molho de chaves ou uma latinha com moedas). É fundamental que o gato não perceba que foi você quem lhe deu o susto! E sempre que você presenciar a cena correta (o gato utilizando a caixa sanitária) elogie o bichano e ofereça um petisco dos mais gostosos.

Elimine os fatores de estresse. Tente identificar possíveis elementos provocadores de estresse no seu gato (ex: conflito com outros gatos, excesso de punições e/ou mau relacionamento com alguma pessoa da casa, falecimento de um companheiro (humano ou gato), mudança de casa, mudança na rotina do dono, chegada de um novo morador a casa (humano ou gato, etc.). É fundamental que tais condições sejam relatadas ao veterinário comportamentalista, que irá recomendar medidas visando a adaptação do gato a cada uma delas.

Dicas da Dra. Daniela Ramos – Especialista em Comportamento Animal.

Fonte da Pesquisa: Arca Brasil


Os motivos para o gato urinar longe da caixinha:

Uma das vantagens atribuídas aos gatos em relação aos cães é que os felinos urinam nas caixinhas e não precisam ser levados para passear. Mas o que fazer quando os bichos decidem fazer as “necessidades” em qualquer lugar da casa, exceto no recipiente indicado?

Primeiramente, o dono deve descobrir a causa, que, de acordo com a veterinária Heloísa Justen, pode ser patológica (doenças), sexual ou por ansiedade. No caso de doenças do trato urinário inferior, as mais comuns são a cistite e a infecção bacteriana, que aumentam a produção de urina e são facilmente combatidas com medicação.

— Existe também a cistite por estresse. Por uma causa psicológica, a produção da camada de proteína que envolve a bexiga é reduzida, levando a acidez da urina a lesionar a área. Isso causa ardência e dores, e o xixi fica pingando em vários locais da casa — explica Heloísa.

Já nos casos sexuais, se estiver enamorado, o gato também pode urinar pela casa para marcar território.

— É como se quisesse deixar seu perfume para a fêmea perceber — diz a veterinária. — Nesse caso, o indicado é castrar o animal.

O mais frequente, no entanto, é o gato urinar pela casa para fazer marcações territoriais por estresse. Por qualquer motivo — seja não gostar do local onde está a caixinha ou uma sujeira —, eles rejeitam o recipiente. Nesse caso, a veterinária dá uma dica:

— Nas pet shops, já há um spray à base de feromônios que melhora a receptividade do animal ao ambiente.

Fonte da pesquisa: Extra online

____________________________________________________


Por isso antes de se irritar com o bichano e o colocar para fora de casa, mostre o que você o ama e descubra, como um bom dono que seja, o que o seu gato tem. É claro que o mijo de gato(*principalmente se ele não for castrado), tem um odor nada agradável, mas já pensou se você tivesse algum problema e não pudesse se comunicar com ninguém à respeito, seria legal te colocarem para fora de seu habitat por causa disso?? E como diz a doutora Daniela, você colocaria para fora de casa seu filho só porque ele cagou e mijou nas calças, ou na cama, ou no chão???

Pensem nisto!!!

Até a próxima postagem!!!

26 comentários:

  1. é verdade Karine, tem muita gente cruel, que diz que gosta de aniamis mas na primeira dificuldade já quer se ver livre de aperreios...
    muito interessante a questão abordada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma gata com 8 anos e faz 2 que elka começou a urinar no quarto do meu filho,alias tudo o que seja dele ela urina...é comportamnetal, eu compreendo, mas acreditem não +e facil voce esquecer a porta do quarto aberta e apos 5 minutos ja ter a cama urinada, ate colchão tive de trocar, é muito complicado e ja nem sei o que fazer ...

      Excluir
  2. sempre tive esse problema quando meu gato entrava no cio, mas agora não tenho mais pq o castrei e nunca o abandonaria por ele ter mijado, se nós seres humanos dotados de racionalidades fazemos coisas piores, pq vamos nos estressar por coisas miúdas?

    ResponderExcluir
  3. Acho q a melhor coisa é o adestramento mesmo e as dicas acima são muito úteis, pois é bem melhor q se livrar do seu bichano querido. É td uma questão de atenção é carinho pois gato é realmente um animal sensivel e manhoso, porem tbém é muito carinhoso e amigo e não é por causa do xixi q vamos nos livrar dos coitados né?
    grande abjo e até mais.

    ResponderExcluir
  4. Bom, Adoro gatos! E animais em geral sao fofos, cada um com suas particularidades! A questão de abandonar começa com a consciência de quem vai adotar um animal: será que realmente quer ter essa responsabilidade?

    ResponderExcluir
  5. isso é verdade Nyvian..pois tem muita gente que
    adota por impulso do momento...sem levar em conta se realmente está preparado estruturalmente e emocionalmente...

    ResponderExcluir
  6. é por isso q os meus gatos são castrados

    ResponderExcluir
  7. Isso é prima... mais uma coisa é verdade: animais são os nossos outros filhos...tudo desde os primeiros aninhos de criação, comer, disciplinar o que é certo e errado, requer amor, e principalmente muuuita paciência!!! o q é raro encontrar nas pessoas em geral..quando se pega um bichinho para criar na maioria das vezes, as pessoas só vêem o lado fofinho de criar...mas na hora da responsabilidade, esquecem de q oa animais tbm precisam de orientação para aprender, principalmente porque não possuiem a razão. amei o post! parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga, aki estou mais uma vez e dessa vez pra sugerir uma postagem sobre as baleias orcas, visto o q aconteceu recentemente com um desses animais no parque aquático, acho q seria uma boa opção de postagem já q animais é com vc mesmo hehehe...
    lembrando tbém q o cinemeiros já tá atualizado de novo! passe lá e confira: http://cinemeirosnews.blogspot.com/2010/03/soldado-universal-3-regeneracao.html#comments

    ResponderExcluir
  9. pior q xixi de gato tem o cheiro rui pra caramba...

    ResponderExcluir
  10. meu xixi nunca foi fedido donicat...

    ResponderExcluir
  11. Tá, e quando o gato é castrado faz xixi na caixinha e tambem pela casa toda? Ele não tem problema urinário.
    Tenho esse problema com um macho lindo!
    tenho 5 gatos. 3 machos e 2 femeas. Todos castrados.
    Agora minha filha voltou a morar comigo e trouxe mais 5, são 10 agora...
    O macho mais velho dela que NÃO fazia xixi passou a fazer tbm para marcar território.
    Passo o dia limpando xixis e minha casa já está cheirando mal apesar disso..
    Alguem tem alguma idéia pelamordedeus?
    Amo gatos, todos peguei da rua abandonados, mas minha paciência está pequena já...
    Agradeço sugestões obrigada
    Lilhi Cintra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou c esse msmo problema... vc já encontrou a solução? Pq já tentei várias coisas e não consegui arrumar a solução :(. PLease, me ajudem

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Tenho 14 gatos, encontrados nas ruas, abandonados na minha porta... todos -fêmeas e machos são castrados, minha casa virou um nojo, um cheiro horrível de urina. Eles marcam toda a casa sofás, camas, armários, mesa, TV, computador até mesmo dentro das gavetas de roupas. Preciso de ajuda, já pintamos a casa por dentro e por fora duas vezes nesses 2 últimos anos, não trocamos os móveis pq seria jogar dinheiro fora... oq devo fazer? Temos em casa as caixinhas, mantemos sempre limpas, mas não adiantou. Tem alguma coisa no mercado que elimina o odor ou impede que eles façam xixi?
    Agradeço se receber uma luz!!
    luisafegomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho duas gatinhas, ambas com aproximadamente 10 anos. Uma é uma siamesa super educadinha e a outra é uma vira-lata, adorável mas sempre teve o mal hábito de mijar fora da caixinha. Na minha casa antiga ela fazia isso com pouca frequencia mas depois que eu me mudei ela começou a mijar muito fora da caixa, ficou uma situação realmente desagradável. Tentei de tudo, levei ao veterinário, este fez exames de urina, fezes, sangue e não detectou nenhum problema. Comprei produto de limpeza sem anômia, tentei limpar com vinagre, colocar folhas de papel alumínio (eles detestam o barulho) nos locais mas nada adiantou. Então eu li em algum site que gatos não gostam de cânfora e coloquei 1/4 daquelas pedrinhas que vendem nas farmácias em cada canto que ela costumava mijar, e como por encanto ela nunca mais voltou a mijar fora da caixinha, está dando super certo.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. o MEU GATINHO ANDA FAZENDO XIXI EM TUDO...E EM MIM TAMBÉM..SRRSRSR....RELACIONANDO OS PONTOS INDICADOS..ACREDITO QUE ESTEJA ENAMORADO E AINDA POR CIMA ,POR HAVER MAIS GATOS NO LOCAL,..E EM MIM..PORQUE SERÁ..?.ESTÁ ME DEMARCANDO COMO DELE..?KKK..SRRSR

    ResponderExcluir
  16. EU vivi este ploblema com meu gatinho. Ele fazia xixi na caixinha ate os 2 anos, quando já estava para completar os 3 anos ele começou a demarcar territorio por toda a casa, e inclusive em mim tb. Tentei de vairias formas parar ele com vinagre,comprei spray educador enfim tudo o que me indicaram eu fiz só que não tinha castrado ele ainda, porem antes que eu pudesse marcar a castração minha mãe (que ñ suportava + a situação do odor e dos estragos da urina) deu meu gatinho para outra pessoa, sem meu conhecimento é claro . Foi muito triste principalmente nos primeiros dias pois eu pensava que ele havia sumido, depois por varias contradições eu fiquei desconfiada e coloquei ela contra a parede e vendo todo o meu sofrimento ela acabou confessando mas, ñ me disse onde ele estava.
    Já tem 7 meses que isso aconteceu mas ainda ñ me conformei nem vou me conformar, sofro muito sentindo a falta dele pois ele já tinah 3 anos comigo e nos eramos muito apaegados meeeeeeeeeesmo ! Me ajude gente ... o que eu faço p/ tentar recupara-lo e tb acabar definitivamente com o problema da urina?? Me ajudem !!!

    ResponderExcluir
  17. Se o gato mijar fora do lugar faça como eu. Bota o pirú pra fora e mija nele tb.

    ResponderExcluir
  18. A minha gata faz xixi nas toalhas roupas para marcar territorio e fa xixi na caixa de areia agradecia muito q me ajudasse a resolver esse probolema

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. meu gato e castrado so que ele mija em tudo no sofá em cima da cama na coberta nas roupas nos moveis eu coloquei caixa de areia troco a arei toda semana e mesmo assim ele mija nas coisas já não sei oque fazer alguem me ajuda com alguma ideia

    ResponderExcluir
  21. fora que ele fez xixi no meu marido duas vezes em um dia já fez xixi em mim também ele começou com isso ja tem mais de mes

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, estou desesperada com relação a xixis de gato fora do lugar.
    Já perdi móveis, sofás, e acho que vou acabar perdendo o marido tamanho é o número de xixis fora do lugar que temos de limpar todo dia
    Tenho 13 gatos e 1 cachorra, todos adotados, e em 2011 adotei os 4 últimos gatos, entre eles uma linda gatinha amarelinha que mija a casa toda! Fora ela há mais 3 que mijam fora do lugar e já chegaram a mijar em mim 4 vezes! Todos são castrados e saudáveis!

    Moro em Belo Horizonte e já fui em veterinários e nada resolveu, usei aquele spray "não pode", litros dele! e não resolveu, estou a ponto de doar esses gatos mas isso me causaria muito sofrimento
    Conseguiram alguma solução?
    Me ajudem por favor
    Grata
    Luciana Alcântara
    e-mail lasjama@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Tenho 4 gatos que sempre deram e dão mts problemas, fazem xixi em td quanto é lugar e ja fizeram cocô até em cima da cama! Nas pessoas dormindo! Com certeza é mt desagradável acordar de madrugada e ver essa cena! Agora a moda dos machos é fazer xixi em mim, eu fico mt chateada mas depois até acho graça! Msm assim nunca nem pensei em me livrar deles ele são minha responsabilidade até o fim!

    ResponderExcluir