domingo, 14 de fevereiro de 2010

Animais ajudam em recuperação de pessoas doentes

Vocês já ouviram falar em Zooterapia?

Acredito que muitos irão dizer que não, eu mesma, até pouco tempo não sabia do que se tratava.
Não sabia que usar animais para tratar pessoas com diversos tipos de doenças era praticado em diversos países e inclusive aqui no Brasil. Sabendo disso, meu amor incondicional por eles só aumentam.
Vejam o vídeo de uma reportagem sobre uma sociedade protetora de animais da Espanha que utiliza dessa técnica:




Zooterapia

De um modo geral, Zooterapia significa terapia realizada com a presença de animais. Essa técnica pode se valer tanto de espécimes vivos quanto mortos ou partes destes como penas, peles, chifres, carapaças e etc.
Essa técnica data do século 18, quando começou a ser utilizada na Inglaterra, no Retiro de York, onde uma instituição mantinha animais em seus pátios em que os pacientes passeavam.
Mais recentemente, na década de 1960, o psicólogo norte-americano Boris M. Levinson trouxe para a ciência e a prática a riqueza do potencial terapêutico da relação entre pessoas e animais. No Brasil a pioneira com trabalhos zooterapêuticos foi a psiquiatra Nise da Silveira, na década de 1950.
A zooterapia não se restringe a uma faixa etária específica e pode ser utilizada no tratamento de inúmeras doenças, tanto psicológicas quanto físicas. Essa experiência vem dando resultados satisfatórios e encorajadores, conferindo uma condição de transformar-se em extensão universitária, em função dos níveis de pesquisa, educação e participação comunitária, e vem tomando a dianteira em um campo de pesquisa que engloba profissionais da área de saúde e educação.
De um modo geral no Brasil, os trabalhos desenvolvidos ainda se restringem ao uso de canídeos e eqüídeos, entretanto isso não significa a exclusão do potencial de utilização dos demais animais, inclusive espécies da fauna silvestre, para tal finalidade.
Algumas técnicas utilizadas em tratamentos zooterapêuticos estimulam o contato de pessoas com animais e assim aguçam a percepção da consciência dos pacientes, até mesmo a afetiva.
Das técnicas utilizadas tomam destaque algumas que serão citadas abaixo. EAA - Educação Assistida Por Animais: São atividades no contexto escolar, cujo instrumento é o contato dos alunos com cães para promover a aprendizagem estimulando o desenvolvimento dos alunos. TAA – Terapia Assistida Por Animais: Atendimento em psicologia para crianças adolescentes com deficiência, uma intervenção com objetivos definidos na qual um animal que obedece a critérios específicos é parte do tratamento. Esta técnica é uma alternativa, já que, com o passar do tempo, as sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional muitas vezes provocam o desinteresse do paciente devido sua natureza repetitiva. AAA – Atividade Assistida Por Animais
: Interação entre paciente e cães treinados, modificando a rotina e introduzindo novos elementos.
As técnicas empregadas variam de acordo com o ambiente em que serão realizados os tratamentos e com o objetivo de cada tratamento. Nos casos de visitas à pacientes hospitalizados são utilizados animais de pequeno porte como peixes e tartarugas em aquários, cães, coelhos e etc.Nessas visitas os animais são levados e acompanhados durante toda a sessão por profissionais especializados. Em outros casos os pacientes são levados a lugares como zoológicos ou aquários, onde possam ter contato com os animais, mesmo a certa distância, mas de forma a estabelecer o contato auditivo, visual ou mesmo olfativo, buscando estimular os sentidos dos pacientes e provocar-lhes reações positivas. Podem ainda ser realizadas sessões terapêuticas em asilos, escolas, casas de repouso, museus de zoologia, parques e etc.
Uma só técnica, se bem empregada, pode fazer surtir resultados positivos nos tratamentos, como em eqüideoterapia, que por si só tem efeito fisioterapêutico, pela ação que os movimentos do animal tem no corpo do cavaleiro.
Existem ainda casos onde o paciente não pode ter contato com o animal vivo, então aí se aplica a utilização de partes do animal penas, cornos, garras, pelagem, carapaças ou até mesmo animais empalhados, buscando promover no paciente estímulo ao toque para despertar sua sensibilidade tátil ou até mesmo reações psicológicas e emocionais como lembranças.
O público mais assistido pelos tratamentos zooterapêuticos é ainda formado por crianças e idosos portadores ou não de necessidades especiais e os profissionais mais envolvidos são fisoterapêutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos juntamente com veterinários e adestradores.
Os animais chamados de co-terapêutas, empregados no tratamento devem apresentar algumas particularidades para que possibilitem, juntamente com os profissionais, um resultado satisfatório. Em se tratando de cães e cavalos não existem prerrogativas quanto às raças que podes ser empregadas, tendo em vista que todas as raças possuem seu potencial para esse tipo de trabalho. Mas devemos ter consciência de que alguns requisitos são necessários como: o animal deve ser muito sociável, ter interesse pelas pessoas, não ser agressivo, não ser medroso, não reagir a dor (mesmo que causada acidentalmente ou propositalmente). Em suma o animal deve ser calmo, tolerante, amigável e interessado para obter êxito em sua parte do trabalho.
Os benefícios obtidos vão desde a melhoria do equilíbrio e da coordenação motora, recuperação da funcionalidade de membros à novas formas de socialização, elevação da autoconfiança e da auto-estima, melhora no aprendizado, controle da ansiedade e recuperação de memória.
Como nas terapias convencionais, na zooterapia, os resultados dependem de uma série de fatores, que envolvem o profissional, o paciente e os acompanhantes ou responsáveis, com a inserção de um novo vértice que é representado pelo animal co-terapêuta, que conformará uma tríade (animal co-terapêuta x paciente x profissional).



INATAA

O INATAA é um expoente na realização de diversas atividades relacionadas a AAA/EAA/TAA com cães, através da colaboração de voluntários e seus cães, voluntários sem cão e profissionais, atendendo a diversas instituições como casas asilares, hospitais, nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, equipe multidisciplinar, visitas e cursos de formação, visando a interação Homem-Animal.

coneçam mais do trabalho do INATAA acessando o site: http://www.inataa.org.br

__________________________________________________________________________________


Isso é mais uma prova da importância que os animais têm. Por isso eles merecem pelo menos o nosso respeito!!!



Até o próximo post!!!


19 comentários:

  1. Oii
    Nossa, adorei msm esse blog!
    Eu pretendo ser fisioterapeuta, quem sabe eu trabalhe com animais na recuperação dos meus pacientes..
    Concordo com vc animais são muuuuuito importantes!
    Eu tenho um gatinho e amo muuuuuuuuuuuuuuito ele, tive um outro gato que foi morto envenenado, acredita?

    Bom saber desse blog^^
    Parabéns!
    beeeijo ;*

    ResponderExcluir
  2. Adoro animais , e realmente eles ajudam no tratamento de muitas pessoas. É sempre uma boa companhia.

    Beeijo
    http://otempoeseusmomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!
    Eu estudo fisioterapia e realmente esse tipo de terapia com animais está se expandindo.
    A Equoterapia está sendo muito utilizada :)

    bjos

    ResponderExcluir
  4. não sabia da importancia de um animal em tratamentos de terapia. Muito boa a divulgação do seu blog a repeito de assuntos desse tipo...
    se tiver interessada em contato meu e-mail é:
    annamelano@yahoo.com.br
    ANNA

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog querida!!
    mais uma prova do amor que vc tem pelo animais!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal.Eu não sabia disso.
    É uma iniciativa importante e pelo visto ajuda muuito mesmo.Adorei!
    abraço

    ResponderExcluir
  7. isso eu nao imaginava que existia, eu amo demais animais, é muita maldade maltratra um animal
    covardia

    http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/ comenta?

    ResponderExcluir
  8. é, eu tinha conhecimento disso, é realmente um trabalho muito interessante *-*
    com cachorros eu acho mais viável, geralmente eles agradam a todos. Tratamentos psicológicos com eles deve ser bem efetivo XDD

    *aquele tratamento com sanguessugas tbm pode ser enquadrado em zooterapia?

    ResponderExcluir
  9. Realmente, aqui em casa mesmo existe um exemplo!

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar em tratamentos de pessoas doentes q usam cavalos para ficar passeando ou dando voltas no "picadeiro" e é comprovado q as pessoas realmente se sentem melhor e q ajuda na auto-estima. E o seu post só veio acrescentar ainda mais informações sobre esse tema tão importante. Parabéns por mais uma postagem fantástica, vc está evoluindo cada vez mais. Grande abraço do amigo cinemeiro Érico

    ResponderExcluir
  11. tá bonito e cada vez melhor!!

    ResponderExcluir
  12. gostei do blog
    Eu acho que meu gato tá precisando de um pscicologo isso sim O.o' heuheuheue

    ResponderExcluir
  13. Adorei o blog.
    Gosto muito de animais.

    http://www.pontoclassificados.com

    ResponderExcluir
  14. PRIMACORE...nossa q lindo saber disso...q nossas craituras animais tbm nos servem como enfermeiros..uxa depois dessa, só acho q cada vez mais essas criaturas são importantes nas vidas nossas! bjos tá muito show teu blog parabéns, ta primacore!

    ResponderExcluir
  15. Belka, parabéns pelo seu post. Ficamos muito felizes de ver cada vez mais pessoas divulgando a Terapia Assistida por Animais. Queremos ver esse tipo de trabalho crescer cada vez mais, pois realmente acreditamos nele.
    Muito obrigado pela referência! Seja sempre bem-vinda

    Grande abraço,
    Laís Aranha - Equipe INATAA
    www.inataa.org.br

    ResponderExcluir
  16. e muito legal esse msn

    ResponderExcluir
  17. Eu Amo a minha cachorrinha demais tenho uma pudle ela é tudo pra mim minha vidinha !
    Mas apesar de amar ela , gosto de todos os animais em geral amo todos se pudesse pegaria todos os animais de rua pra mim ...

    ResponderExcluir
  18. não poderia deixar de te dizer o quanto você faz a diferença para a vida de muitos e muitas, criei um blog a pouco tempo para ver se consigo ajuda para meu cão que está muito doente o nome dele é nicolau entra lá me dá uma força !!!!!
    http://ajudemeuanimal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir