sábado, 28 de agosto de 2010

Vacina antirrábica apresenta problemas...


WSPA a favor da suspensão temporária

WSPA pede suspensão temporária de Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica por problemas no Sudeste. Ocorrências como convulsões, falta de ar e até óbitos preocupam os donos de cães e gatos.Nas últimas semanas centenas de animais que receberam a vacina antirrábica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram graves sintomas adversos como convulsões, falta de ar, tremores e falta de apetite. Infelizmente alguns animais vieram a óbito, assustando a população e fazendo com que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo suspendesse temporariamente a campanha em todo o estado.

Na capital paulista, das 567 reações notificadas entre os últimos dias 16 e 17, 38% foram consideradas reações adversas graves como falta de ar, episódios convulsivos e hemorragias. Nesse período, foram imunizados 121.691 animais em toda a cidade de São Paulo. Em Guarulhos, houve 40 reações adversas entre os 42.860 animais vacinados entre 9 e 13 de agosto, chegando a um índice de reações adversas de aproximadamente 10% dos animais vacinados.

Até agora foram notificados ao Ministério da Saúde nove óbitos, sendo 2 na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, 4 casos nos municípios de São Paulo/SP e 3 casos em Guarulhos/SP em um total de 309.031 animais vacinados (cães e gatos). Porém, de acordo com informações não oficiais, há um número muito maior de casos não- notificados, que podem significar um aumento nos índices já registrados.

Fonte: WSPA BRASIL

___________________

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Castrar com que idade?


Muitas pessoas não acham certo castrar filhotes e preferem que os mesmos tenham ao menos o primeiro cio. Eu, particularmente, discordo da questão. Castração é um procedimento ético e legal de acordo com a Associação Humanitária Americana(American Humane Association) endossada pela Associação Veterinária Americana(American Veterinary Medical Association) e diversas outras.
A PROBEM trabalha com a linha da castração precoce (esterilização a partir de 8 semanas de vida) desde sua fundação em 2007, sendo que a experiência demonstrou que essa é a melhor prática. A castração pediátrica não traz prejuízos a saúde, é mais econômica e o animal tem melhor resposta na recuperação pós cirúrgica. Os riscos são inerentes a qualquer cirurgia desta monta.

A idade mínima para castração de cães e gatos é 8 semanas ou se o animal tiver pelo menos 1 kg de peso vivo.
A castração precoce tem suas vantagens como recuperação mais rápida , menor tempo cirúrgico e principalmente você poder doar os animais já castrados e garantir que estes não se reproduzam indiscriminadamente . Mas deve-se tomar maiores cuidados qto à anestesia , evitando jejuns prolongados e evitando hipotermia ( queda de temperatura ).Recomenda-se o método minimante invasivo ( gancho )na castração de filhotes .

Por isso quanto antes castrar o animal melhor para ele e melhor para você!!!

__________________
até a proxima!!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

domingo, 8 de agosto de 2010

PLC 04/2005 aprovado no Senado



PCL 04/2005 - Projeto de lei que visa criar a política nacional de controle populacional de cães e gatos no Brasil, foi aprovado no senado no dia 05 de agosto, deixando assim de existir milhares de cães e gatos abandonados, famintos e sedentos, doentes, que são violentados, atropelados, multiplicam-se desordenadamente e são mortos cruelmente em CCZs.
Agora, o projeto segue para a câmara, onde somente as emendas serão analisadas pelas comissões pertinentes.

Enfim uma boa notícia!!!

...

domingo, 1 de agosto de 2010

Uso de anticoncepcionais em gatas e cadelas

O uso de anticoncepcionais em animais como gatas e cadelas podem provocar sérios riscos, como câncer de mama, diabetes e outros mais.

Os perigos do uso de anticoncepcionais em cães e gatos

Evitar uma cria indesejada é uma das grandes preocupações dos donos de gatas e cadelas. A outra é o bem-estar do animal. Ambas entram em conflito quando o assunto são os métodos contraceptivos, em especial o uso de anticoncepcionais. Além disso, o comportamento sexual dos animais em cio muitas vezes é extremamente desagradável para o proprietário. A presença de sangramento vaginal, manchas pelo chão, odores, latidos, atração de machos e marcação do território fazem com que os proprietários busquem uma solução para esse incômodo. Sabe-se que muitas pessoas cometem o equívoco de usar anticoncepcionais, imaginando serem inofensivos, mas não é bem assim.

Tais medicamentos apresentam grande aceitação, pois são de baixo custo e podem ser encontrados facilmente em casas de rações e lojas do gênero, além de serem vendidos sem prescrição do médico veterinário.

Os anticoncepcionais são encontrados sob a forma de comprimidos ou injeções (“vacinas”), e tendem a retardar ou suprimir a fase de aceitação sexual dos animais além de incômodos como o sangramento das cadelas. A maneira mais utilizada é a injetável e a dose varia de acordo com o peso do animal. Existe uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional. Na cadela, é mais fácil identificar essa fase, mas, na gata, por ser um animal que apresenta vários cios por ano, é bem mais complicado. As pessoas aplicam a medicação sem saber o período certo, o que pode acabar ocasionando mais problemas. Muitos aplicam a medicação quando o animal já está no cio o que é extremamente prejudicial para a saúde das mascotes. Além disso, é muito comum gatas prenhes receberem a medicação por seus donos não saberem que elas estão gestantes. Na totalidade dos casos, os fetos irão morrer e ficar retidos no útero até que ocorra uma grande infecção colocando a vida da gata em perigo.

O uso de anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores de mama, infecções uterinas e tumores uterinos e de ovário, além de predisporem a doenças endócrinas, como o hiperadrenocorticismo, e promoverem resistência insulínica, provocando o surgimento da diabetes mellitus. Também pode ser observada falha, ausência ou descoloração do pelo no local da aplicação.

No caso da infecção de útero, o tratamento é a retirada do órgão de forma emergencial, antes que o animal entre no quadro de infecção generalizada, toxemia associada à insuficiência renal, colapso e morte.

Já nos casos de neoplasia mamária, a maioria é de origem maligna e somente o diagnóstico e o tratamento precoce podem salvar ou prolongar a vida do animal com câncer. O tratamento é cirúrgico, associado ou não à quimioterapia.

A única vantagem encontrada nesse método é o baixo custo. Há alguns anos, vários profissionais administraram anticoncepcionais para evitar que fêmeas tivessem cria. Os custos da cirurgia de castração eram muito altos e poucas pessoas podiam arcar com esse gasto. Com o passar dos anos, vários estudos desenvolvidos sobre esse assunto provaram que o custo-benefício dos anticoncepcionais para animais não é compensatório e, hoje, a cirurgia de castração é muito mais acessível e largamente indicada.

É importante lembrar que, se por um lado o anticoncepcional aumenta a incidência de tumores nos animais, a castração, por sua vez, diminui a incidência de tumor de mama principalmente quando realizada nos primeiros anos de vida do animal. Além dos tumores de mama, a castração precoce previne virtualmente quase todos os outros tumores e doenças relacionados ao sistema reprodutor em cadelas e gatas.

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária
Especialista em clínica e cirurgia – UFV
Mestre em cirurgia – Unesp

Fonte:Pet shop Auqmia

_________________________

Vale ressaltar que o controle populacional não deve se restringir às castrações de machos e fêmeas, devendo existir uma campanha educacional, paralela, mostrando para a população a sua responsabilidade ao decidir criar um animal.

E infelizmente não existe um programa ou projeto mais efetivo dos governos no controle populacional, especialmente de animais abandonados ou errantes, por não constar em suas prioridades.

_________________________

Por isso nada de aplicarem anticoncepcionais! A medida de prevenção por mais terrível que seja para o dono, é a castração!

Até a próxima!!!