domingo, 1 de agosto de 2010

Uso de anticoncepcionais em gatas e cadelas

O uso de anticoncepcionais em animais como gatas e cadelas podem provocar sérios riscos, como câncer de mama, diabetes e outros mais.

Os perigos do uso de anticoncepcionais em cães e gatos

Evitar uma cria indesejada é uma das grandes preocupações dos donos de gatas e cadelas. A outra é o bem-estar do animal. Ambas entram em conflito quando o assunto são os métodos contraceptivos, em especial o uso de anticoncepcionais. Além disso, o comportamento sexual dos animais em cio muitas vezes é extremamente desagradável para o proprietário. A presença de sangramento vaginal, manchas pelo chão, odores, latidos, atração de machos e marcação do território fazem com que os proprietários busquem uma solução para esse incômodo. Sabe-se que muitas pessoas cometem o equívoco de usar anticoncepcionais, imaginando serem inofensivos, mas não é bem assim.

Tais medicamentos apresentam grande aceitação, pois são de baixo custo e podem ser encontrados facilmente em casas de rações e lojas do gênero, além de serem vendidos sem prescrição do médico veterinário.

Os anticoncepcionais são encontrados sob a forma de comprimidos ou injeções (“vacinas”), e tendem a retardar ou suprimir a fase de aceitação sexual dos animais além de incômodos como o sangramento das cadelas. A maneira mais utilizada é a injetável e a dose varia de acordo com o peso do animal. Existe uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional. Na cadela, é mais fácil identificar essa fase, mas, na gata, por ser um animal que apresenta vários cios por ano, é bem mais complicado. As pessoas aplicam a medicação sem saber o período certo, o que pode acabar ocasionando mais problemas. Muitos aplicam a medicação quando o animal já está no cio o que é extremamente prejudicial para a saúde das mascotes. Além disso, é muito comum gatas prenhes receberem a medicação por seus donos não saberem que elas estão gestantes. Na totalidade dos casos, os fetos irão morrer e ficar retidos no útero até que ocorra uma grande infecção colocando a vida da gata em perigo.

O uso de anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores de mama, infecções uterinas e tumores uterinos e de ovário, além de predisporem a doenças endócrinas, como o hiperadrenocorticismo, e promoverem resistência insulínica, provocando o surgimento da diabetes mellitus. Também pode ser observada falha, ausência ou descoloração do pelo no local da aplicação.

No caso da infecção de útero, o tratamento é a retirada do órgão de forma emergencial, antes que o animal entre no quadro de infecção generalizada, toxemia associada à insuficiência renal, colapso e morte.

Já nos casos de neoplasia mamária, a maioria é de origem maligna e somente o diagnóstico e o tratamento precoce podem salvar ou prolongar a vida do animal com câncer. O tratamento é cirúrgico, associado ou não à quimioterapia.

A única vantagem encontrada nesse método é o baixo custo. Há alguns anos, vários profissionais administraram anticoncepcionais para evitar que fêmeas tivessem cria. Os custos da cirurgia de castração eram muito altos e poucas pessoas podiam arcar com esse gasto. Com o passar dos anos, vários estudos desenvolvidos sobre esse assunto provaram que o custo-benefício dos anticoncepcionais para animais não é compensatório e, hoje, a cirurgia de castração é muito mais acessível e largamente indicada.

É importante lembrar que, se por um lado o anticoncepcional aumenta a incidência de tumores nos animais, a castração, por sua vez, diminui a incidência de tumor de mama principalmente quando realizada nos primeiros anos de vida do animal. Além dos tumores de mama, a castração precoce previne virtualmente quase todos os outros tumores e doenças relacionados ao sistema reprodutor em cadelas e gatas.

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária
Especialista em clínica e cirurgia – UFV
Mestre em cirurgia – Unesp

Fonte:Pet shop Auqmia

_________________________

Vale ressaltar que o controle populacional não deve se restringir às castrações de machos e fêmeas, devendo existir uma campanha educacional, paralela, mostrando para a população a sua responsabilidade ao decidir criar um animal.

E infelizmente não existe um programa ou projeto mais efetivo dos governos no controle populacional, especialmente de animais abandonados ou errantes, por não constar em suas prioridades.

_________________________

Por isso nada de aplicarem anticoncepcionais! A medida de prevenção por mais terrível que seja para o dono, é a castração!

Até a próxima!!!

15 comentários:

  1. Adorei a exposição dessa postagem Karine!
    Só assim as pessoas entenderam o porquê de priorizarmos a castração!
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu digo: Castração é um ato de amor!!! Não intoxique seu animalzinho com remédios! adorei a postagem, vale a pena discutir sobre isso! bjss!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...ótimo post! Evitou que eu comprasse os comprimidos. Vou castrá-la logo. Eu iria dar o medicamento até conseguir a catração pela zoonose, mas acho que vou ter que pagar. Enfim, pelo menos já sei que anticoncepcionais não são legais
    =)

    www.escritoateclado.blogspot.com
    ou
    www.mateseuprofessor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. e quantas vezes eu fiz isso com minhas gatas por falta de informação.

    ResponderExcluir
  5. bem legal o post
    bem informativo
    ^^


    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Estranho. Nunca tinha visto. :O
    Meu gato é castrado. É um anjinho. :D

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Tenho uma proposta para seu blog que acredito ser relevante para você.

    Caso haja interesse, entre em contato!


    Atenciosamente,
    Cristiano
    contato@webreside.net

    ResponderExcluir
  8. caramba...entao deve ser por isso que minha gata morreu de hemirragia...
    valeu pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  9. Já apliquei injeção na minha cadela,vou pensar melhor nisso!
    Valeu pelo post,em esclarecedor!!

    www.anjoguerreirodeluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga, desculpe a demora mais é pq deu um probleminha na minha net mais agora voltei hehe...seguinte, anticoncepcional é algo q faz mal nào só aos humanos como tbém aos animais, acho q tem medidas mais corretas de tentar previnir a aumento dos animais como por exemplo a castraçào q apesar de parecer meio cruel, ainda é mais eficaz. Grande abraço amiga e qndo é q vamos festejar o primeiro aninho? :0
    obs: o www.cinemeirosnews.blogspot.com ta atualizado ok

    ResponderExcluir
  11. qual a vitamina que devo da para o meu caharro para engorda estava muito magro e nao come ração so comida de panelo como tiro ele da comida de panela e quando deve apliça anticoncepcional nela ela tem quarto meses e nunca tormo e quando ela entra no sir

    ResponderExcluir
  12. Caramba,eu utilizei esse remédio singestar,que o médico passou, na minha gata que tinha entrado no cio,mas ela acabou morrendo quatro dias depois e eu só tinha dado um comprimido.Mas hoje fui até Maceió para fazer a castração de mais duas gatas que tenho,é muito complicado o pós-operatório,mas é bem melhor pra elas!

    ResponderExcluir
  13. injeção e comprimidos dão o mesmo resultado,se por acaso trocar a injeção pelo comprimido é garantido o resultado?
    porque não posso castrar a cadela não é minha´e os donos não aceitam.desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma cadela com 10 anos, ainda tenho que dar vacina nela, ou não precisa? qual é a idade correta para parar de vacinar? Se é que existe esse tempo?

    ResponderExcluir