domingo, 7 de março de 2010

Cachorros vira latas

Um velho companheiro

Noel...um vira lata fofo!!!

A edição 120 da revista National Geographic Brasil traz o melhor cão do mundo na capa: o legítimo vira-latas brasileiro, o SRD purinho da Silva!

Abaixo, apenas alguns trechos dessa matéria sensacional do Evaristo Eduardo de Miranda. Maiores detalhes você poderá conferir no site: National Geographic.


"O vira-lata brasileiro é um cão autônomo, de grande inteligência e com enorme capacidade de conformação. Seus formato e tamanho são médios. Sua pelagem é curta e de cores ajustadas às condições ambientais, variando do negro ao bege-claro. Correm, nadam, sabem dissimular e têm todos os sentidos aguçados e bastante equilibrados. Muitas pessoas certamente ficariam na dúvida em identificar o nome de certa raça de cachorro com pedigree, mas poucos hesitariam em reconhecer um vira-lata, um rasga-saco, um pé-duro ou um, na linguagem formal dos veterinários, SRD (ou sem raça definida).

O SRD tolera e resiste a doenças e enfrenta sozinho condições ambientais adversas nas quais outros cães não teriam nenhuma chance de sobrevivência, seja no meio do mato, seja na área rural ou mesmo nos grandes centros urbanos. Oposto aos cachorros de raça, especialistas por natureza, o vira-lata é antes de tudo um generalista. Seu talento, seu conhecimento e seu interesse se estendem a vários "campos", não se confinando em nenhum setor, como seus parentes com pedigree. Ele está geneticamente equipado para lidar com diversas situações, impostas pela natureza ou pelos seres humanos.


Uma coleção de acasos e oportunidades deu origem e moldou o vira-lata brasileiro. Ele segue evoluindo enquanto, no caso dos cães de raça, o esforço dos seres humanos é garantir a não evolução, a manutenção das características da raça e sua imutabilidade. Nesse processo, o animal vira-lata foi bem mais proativo que o ser humano. Na história de introdução e multiplicação de cachorros Brasil afora, o cão foi mais sujeito que objeto. Ele sentia o cio das fêmeas. Ele fugia para encontrá-las, viver suas aventuras. Pouco exigente em termos de alimento e abrigo, ele fez sua vida nas fazendas, nas cidades, nos vilarejos, acompanhando boiadas ou bandeiras, sítios e residências, saltando de canoa em canoa, de vagão em vagão, de circo em circo, seguindo andarilhos e romeiros ou caminhando solitário pelas trilhas e estradas, empreendendo viagens aventureiras e amorosas pelas terras brasileiras."

Olhos nos olhos

"É necessário enorme treinamento para um chimpanzé aprender o significado de uma ordem ou de dois gestos humanos. Mas um cachorro é capaz de entender mais de 100 palavras e identificar pelo nome até 200 objetos."
Desde sua domesticação, o cachorro tornou-se uma criatura poliglota, uma das poucas capazes de comunicação interespecífica. Esse aniaml bilingue é capaz de comunicar-se com sua espécie e com os seres humanos como nenhum outro. Os cães estão sempre atentos, captam e interpretam a voz das pessoas, seus gestos, a expressão de seu rosto,e sobretudo, seus olhos.

__________________________________________________

É pessoal...os vira latas são sensacionais!!!





Até o próximo post...

12 comentários:

  1. eh por isso que eu adoro os vira latas!
    qualquer cão de pedigree esmurece-se na primeira dificuldade em quanto que o vira lata não!
    bjao

    ResponderExcluir
  2. realmente os vira-latas são melhores em relação aos de raça...

    ResponderExcluir
  3. eu achava que os chimpazés fossem inteligentes mas são os cães. Muito interessante saber disso.
    **Ei, quando tu vai atualizar teu flog do Alonso??
    esqueceu dele agora só os animais te importam?

    ResponderExcluir
  4. Aêê amei a postagem prima. Sempre tive a certeza q os vira latas são os melhores companheiros...mas essa descoberta de que os chimpanzés são mais inteligentes q nossos amiguinhos de 4 patas...nossa!!! supinpa!!!
    Ahh amei tbm a fotinha do Noell...ele é tãao fofolindoo!!!

    ResponderExcluir
  5. Vivam os Vira Latas!!!

    ResponderExcluir
  6. que postagem maravilhosa!!!
    Amamos os vira-latas e seu blog tá show!!!

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui contra o preconceito contra cachorro vira-lata.
    Sabe que por coincidência,hoje enquanto tomava banho pensava nisso.Certa vez na faculdade todo mundo falando dos seus maravilhosos cães de raçãs que eu nem sei citar os nomes e me perguntaram se eu tinha cachorro.Disse que tinha e eram dois vira-latas.
    O grupinho ficou me olhando de uma forma meio esquisita como se um vira-lata não fosse digno de criação...
    Bando de hipócritas.
    Mas hoje,me dedico na criação de Luna Lovegood,minha tartaruga.
    ^^

    ResponderExcluir
  8. Nossa, aqui em casa era cheio de cachorros vira latas...meu pai deu todos =/
    Até gostava deles
    Daí ganhamos duas cachorras lindaaaas
    Que dão muiito trabalhoo..no meu caso
    Faria de tudo p/ ter um cachorro só pra mim >.<

    ResponderExcluir
  9. Pra quê ter um cachorro de raça cheio de frescuras e dengos se vc pode ter um vira-lata como seu melhor amigo! além dos custos serem mais baratos ainda tem tds as características citadas acima q os de raça não tem. Ouseja, duro na queda mesmo só os rasga saco, ou melhor, os vira-lata hehehe....
    E cadê o da baleia hein?? hehehehe...

    ResponderExcluir
  10. por isso eu prefiro os vira latas!

    ResponderExcluir
  11. adorei seu blog,adoro animais,e amo os vira latas!

    ResponderExcluir