domingo, 21 de março de 2010

Em ano de eleições...

É pessoal, pode até ser bobagem minha, mas em ano de eleições, todos os políticos posam de bons moços e querem vnder seu "peixinho" a qualquer custo. É o que aconteceu por esses dias no Senado do Brasil. Por isso, antes de sair por aí idolatrando os caras que só querem se beneficiar as nossas custas(*com os nossos votos), avaliemos o seu trabalho ao longo de todo o seu mandato e analisemos bem tudo o que foi feito e o que não foi feito, pois às vezes as coisas são feitas para parecerem bonitas e terem um bom resultado. Exemplo: em ano de eleição um determinado político doa cestas básicas a uma comunidade carente. "Eu faço isso porque eu quero ajudar o povo necessitado."
Muito cuidado!
Agora deixemos de abobrinha e vamos ao que interessa que é a postagem...

Senado aprova projeto para controle de natalidade de cães e gatos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (16 de março) um projeto de lei que estabelece a castração como método para controlar a natalidade de cães e gatos no Brasil. A proposta proíbe que continue vigente no país o modelo de apreensão e eutanásia, em que os animais que vivem na rua são recolhidos por “carrocinhas” e mortos por métodos como injeção letal.

O projeto (PL 4/2005) estabelece ainda que o programa de esterilização seja prioritário em comunidades de baixa renda e determina que sejam realizados estudos para detectar em quais cidades brasileiras a castração é emergencial. A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), antes de voltar para a Câmara.

Segundo a veterinária Ana Nira, da WSPA Brasil – Sociedade Mundial de Proteção Animal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já deu parecer de que a taxa de reprodução de cães e gatos é superior à taxa de extermínio desses animais, o que estaria inviabilizando o modelo de apreensão e eutanásia adotado no Brasil.

“O controle de natalidade atualmente é feito por meio de extermínio dos animais. Até pouco tempo, era feito por meio de câmara de gás. A gente questiona esse ato do Poder Público. O governo fica gastando dinheiro com extermínio e isso é completamente ineficiente, além de antiético com os animais”, disse Ana Nira.

O relator da proposta, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), disse em seu parecer que, “embora não existam estudos de âmbito nacional sobre a relação custo/benefício da política de castração de cães e gatos e a política vigente de apreensão e eutanásia dos animais errantes, o exame dos dados enviados pelos órgãos do governo do Distrito Federal indicam que, além dos aspectos humanitários, existe uma redução nos custos por parte do estado, com reflexos positivos na saúde pública com adoção da política de castração”.


Fonte: Congresso em foco


Ps:

O projeto aprovado hoje (ontem), de autoria do deputado Affonso Camargo (PSDB-PR), já passou pela Câmara. No Senado, foi relatado pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG). A proposta teve apenas um voto contrário, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

_______________________________________________


E mais uma vez vos digo: Atenção! O ano é de eleição! O senador Suplicy votou contra o projeto de esterilização de animais aprovado pelo senado.

4 comentários:

  1. ´epor isso qeu voto pe nulo
    bah de hipocrisia

    ResponderExcluir
  2. é por isso q eu voto eh nulo
    bah de hipocrisia :(
    :P

    ResponderExcluir
  3. Ótima notícia Belka e tbém foi bom saber quem votou contra pois as eleições estão bem aí!. Olha, atualizei o meu blog com as notícias da visita de James Cameron à Manaus ok. se quiser conferiré só passar em: http://cinemeirosnews.blogspot.com/2010/03/james-cameron-em-manaus.html#comments
    Tenho certeza q vai gostar, grande abraço do seu amigo Érico

    ResponderExcluir
  4. Político é tudo igual mesmo!! affff é por isso que eu prefiro os animais, eles não têm hipocrisia!

    ResponderExcluir