segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Animais empalhados: a técnica da conservação



A primeira imagem representa o processo inicial do empalhamento chamado também de Taxidermia. As imagens seguintes representam o processo final quando enfim os animais já foram empalhados.

Taxidermia


Taxidermia (termo Grego que siginifica "dar forma à pele") é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais (Hidasi Filho, J., 1976).

É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, vem como uma importante ferramenta nesse processo conservacionistas, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade e como principal objetivo, o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.

É um procedimento exercido por biólogos, que envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras. É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 a.C.

Popularmente o termo "empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar” entretanto há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

A Taxidermia atende a diferentes públicos como donos de animais domésticos, pescadores e caçadores desportistas, criadouros de animais comerciais, bem como museus de história natural, entidades conservacionista, zoológicos, universidades e mais recentemente o teatro e a televisão.

Na preparação de animais para taxidermia, são usadas diversas técnicas como, preparação de esqueleto, preparação de pele cheia, montagem em série, montagem para exposição, preparação de pele em curtume, diafanização, infiltração em parafina, fixação e montagem de coleção de insetos de várias espécies.

Fonte de pesquisa:http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxidermia


Ornitorrinco taxidermizado no Museu de História Natural de Londres.


O que voce acha da ideia de empalhar seu animal de estimação após sua morte?

Na minha opinião não acho um a boa idéia. É muito bonitinho para os museus mas para um dono que conviveu com seu animal de estimação por algum tempo, vivo ao seu lado, empalhá-lo seria prorrogar o sofrimento da pessoa, pois o animal seria uma estátua mas uma estátua real, tão real que chega a ser torturante. Eu particulamente não faria isso. O que fiz com animais meus que morreram foi o que se fazem com os seres humanos quando morrem, enterram no cemitério. Foi o que fiz. Se tiverem alguma objeção à respeito é só deixar no comentário. Adoraria saber o que vocês pensam à respeito.

14 comentários:

  1. Não tenho uma resposta ao certo coerente...por um lado penso que era bom, pois a memória do nosso bichinho iria perdurar por muito tempo...Mais ao mesmo tempo, acho que seria longar o sofrimento, ver o bichinho que a gente amou em vida, ali empalhado, parado sem reação alguma para com a gente...é angustiante.
    Teu Blog tá d+ prima.bjos...

    ResponderExcluir
  2. Aí Belka, atendendo e pedidos hein!!
    Mais uma vez, aí está vc trazendo até nós uma postagem interessante e informativa. Só agora foi q entendi q empalhar vem de colocar palha dããã, sinceramente ainda não tinha feito essa associação, e que o nome correto é TAXIDERMIA!ou seja...a arte de pegar taxi :) brincadeirinha ok
    Com relação a sua pergunta, minha opinião bate com a sua, acho q se for pra museu, zoologico, universidade ou algo assim até q pode ser válido "empalhar" o bichinho pois pode servir p/ estudo ou amostra. Mais com relação a um animal doméstico acho q não seria legal e traria mais tristezas q alegria. Mas essa é só minha opinião e está longe de ser a completamente certa ok. Bjos e abraços do amigo Érico cinemeiro

    ResponderExcluir
  3. Bom...achei a postagem muito interessante e quanto a pergunta eu não empalharia meu animal...
    seria muito tortuoso!!
    Abração da ANNA!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu só sei o seguinte...essa arte de pegar táxi vai pegar,hihihih :D
    E dá-lhe mata matar. ihhihihihihi...né don don??? bjo da prima magrela, fã de carteirinha do blog da Belka!

    ResponderExcluir
  5. eu concordo com o primeiro comentário. Tambem não tenho uma resposta ao certo.Penso que seria bom admirar o bichinho empalhado mas sinto que todas as vezes que isso acontecesse eu iria ficar péssima...
    Adorei essa postagem!
    Ass: Katlen

    ResponderExcluir
  6. É por isso que por enquanto eu não estou criando animais de estimação...só pelúcia mesmo =D

    ResponderExcluir
  7. riririeeririee...vou te entregar pro don don...e ai não vai ter como escapar...dando só mata matar!!! eiii mais sim, não vai atualizar esse blog não, é??? hauahauhauhauahauhauah...te adoro prima tá? bjos da magrela thonga que te dolaa =D

    ResponderExcluir
  8. gostei da notícia sobrinha.
    Eu não teria coragem de empalhar meu animal de estimação não. Sofreria mais ainda vendo o bicho parado sem vida.

    ResponderExcluir
  9. isso é uma besteira va estudar, vc no minimo tem que ser uma biológa!

    ResponderExcluir
  10. Esse anônimo ai de cima é tão imbecil que se fosse corajoso não se postaria como anônimo com um comentário tão sujo quanto.
    Ô demente.
    Quanto a pergunta. Eu ainda não amadureci a idéia, mas eu tenderia para o sim. Será que sou masoquista?
    Ainda não tenho isso formado em minha cabeça, pois não gosto da idéia delas mortas.
    Eu não aguento.
    PS: não adianta comentar o meu ponto de vista sobre esse anônimo, pois não voltarei aqui pra dar corda.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber quem faz embalsamento em recife.

    ResponderExcluir
  12. QUERIA EMPALHAR UM TUCANO QUE BATEU NA JANELA DA EMPRESA E MORREU HOJE COMO EU FAÇO

    ResponderExcluir
  13. Não sei quanto a isso. Realmente prolongaria o sofrimento, tanto de quando morreu, quanto de quando faz o processo. Eu crio ratos de laboratório, aqueles branquinhos com os olhinhos vermelhos,e apesar de serem pequenos e insignificantes pra algumas pessoas, pesa mais que você pode imaginar perdê-los,e eu os enterro, mais bate muita saudade,e as vezes penso em empalha-los, para não sentir muita falta, para pensar que ele ainda está comigo, mais não tenho coragem, mais afinal, cada um têm sua vontade.

    ResponderExcluir
  14. moro no rio de janeiro a onde eu encontro um lugar q empalha animas??

    ResponderExcluir