terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Animais Silvestres ( Parte 1)

Você sabia que o Brasil é um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente? É um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Uma das maiores ameaças à natureza.



MAS O QUE É UM ANIMAL SILVESTRE?

Papagaios, jabutís, araras, macacos, passarinhos, onças e muitos outros que vivem nas matas são considerados animais silvestres.
Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro.

O QUE É O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES?

Tráfico é o comércio ilegal. Traficar animais significa capturá-los na natureza, prendê-los e vendê-los com o objetivo de ganhar dinheiro. O comércio ilegal de animais silvestres é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas. O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade de peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios e outros.As condições de transporte são péssimas. Muitos morrem antes de chegar ao seu destino final.
Filhotes são retirados das matas, atravessam as fronteiras escondidos nas bagagens de contrabandistas para serem vendidos como mercadoria.
Todos os anos mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu hábitat no país, sendo 40% exportados, segundo relatório da Polícia Federal.

COMO FUNCIONA O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES?

O tráfico interno é praticado por caminhoneiros, motoristas de ônibus e viajantes. Já o esquema internacional, envolve grande número de pessoas.
Os animais são capturados ou caçados no Norte, Nordeste e Pantanal, geralmente por pessoas muito pobres, passam por vários intermediários e são vendidos principalmente no eixo Rio-São Paulo ou exportados.

O QUE O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES TEM A VER COMIGO?

Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza.

VOCÊ SABIA QUE OS TRAFICANTES MUTILAM OS ANIMAIS
?

Alguns traficantes costumam rodar os micos pelo rabo para que eles fiquem tontos e passem ao comprador a imagem de que são animais mansos. Muitos cegam os pássaros e cortam as suas asas para que eles não fujam e arrancam os dentes e serram as garras dos animais para que eles se tornem menos perigosos.

QUAIS SÃO OS ANIMAIS MAIS VENDIDOS?

O papagaio é a ave mais vendida no Brasil e no exterior. Depois dele vêm as araras, os periquitos, micos, tartarugas e tucanos.

POR QUE (MESMO TRATANDO BEM) NÃO DEVEMOS TER ANIMAIS SILVESTRES EM CASA?

Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes.

O QUE FAZER AO ENCONTRAR ALGUÉM VENDENDO ANIMAIS SILVESTRES?

Primeiro, certifique-se de que os animais que estão sendo vendidos são silvestres e pertencem à fauna brasileira. Se presenciar a venda na feira livre ou depósito de tráfico, avise a polícia. Informe dados precisos da ocorrência.
Denúncias ao IBAMA através da Linha Verde Tel. 0800 61 8080.
Se te oferecem um animal na beira da estrada, não compre e repreenda o vendedor dizendo que isso é crime e que ele procure outra atividade que não lhe cause problemas com a lei.


O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR A COMBATER O TRÁFICO?

Não compre animais silvestres. Ter espécie nativa em cativeiro, sem comprovação da origem do animal, é crime previsto em lei.
Cada indivíduo capturado faz falta ao ambiente e também os descendentes que ele deixa de ter.
Também não compre artesanatos feitos com partes de animais, como penas coloridas.


*PENSE NISTO:

Os pássaros nascem para ser livres e não presos ao stress e tédio do restrito espaço de uma gaiola. Afinal para que foram feitas as asas dos pássaros ?

O animal que vive preso, perde a capacidade de sobreviver e se defender sozinho e não pode ser solto na natureza sem o acompanhamento de um especialista.

Quando decidir ter um animal de estimação, lembre-se que existem milhares de cães e gatos abandonados aguardando a chance de uma adoção. Consulte a prefeitura da sua cidade ou entidades de proteção animal.

Somente a conscientização da população poderá desestimular este comércio ilegal e proteger o direito à vida e liberdade dos animais.

Vamos combater o tráfico de animais silvestres.

Fontes da pesquisa: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/animais_silvestres/

http://www.natureba.com.br/trafico-animais-silvestres.htm


CONTINUA NO PRÓXIMO POST...



7 comentários:

  1. Esqueci de dizer que a sugestão desse post foi da ANNA que comentou em uma postagem anterior e sugeriu q eu falasse sobre os animais silvestres. Como o assunto é longo vai ser abordado em tres partes.
    Bjos a todos que passam!!!

    ResponderExcluir
  2. É prima...nem os animais escapam da bandidagem humana né?? por isso que quanto mais conheço os humanos, mais me apego aos animais. Tá cada vez show teu blog. bjos primacore! ;*

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc postou sobre os animais silvestres!
    É um assunto muito complexo.Por isso temos que nos manisfestar para por um basta nisso!
    Vou esperar a continuação...
    Beijos ANNA

    ResponderExcluir
  4. por isso que digo que são coisas de una héia...ririeeririeee...don don, matamatar!!!

    ResponderExcluir
  5. seu blog tá ficando sensacional.
    Cada vez vc aborda um assunto distinto sobre o mundo animal.
    adorei!
    Já que vc acc sugestões eu deixo a minha:
    que tal falar da degradação que o homem provoca na natureza contribuindo para extinção de algumas espécies de animais.
    bjo
    Katlen :)

    ResponderExcluir
  6. é isso ai..cadeia neles sobrinha!!

    ResponderExcluir
  7. Boa postagem Belka e q bom saber disso pois agora posso denunciar o meu vizinho q tem um papagaio tagarela q chama palavrão e td mais hehe... uma pena pois já estava até gostando do loro :)

    ResponderExcluir