domingo, 4 de abril de 2010

Chocolate: o vilão dos pets...


Chocolate pode levar pets à morte

A cafeína e teobromina presentes no chocolate são tóxicas para cães e gatos
Com a chegada da Semana Santa e da Páscoa fica difícil não resistir aos apelos dos ovos de chocolate. A guloseima é extremamente popular no País, e fica mais disponível nas prateleiras, nessa época do ano. Constituído por ingredientes altamente atraentes, não são apenas os seres humanos que acabam consumindo o produto, mas também os pets. É justamente aí que mora o perigo. Não são raros os furtos de cães e gatos, que acabam comendo o doce escondido, quando deixado em local acessível, ou ainda quando é dado pelo próprio dono.

Dentre os problemas gerados pela ingestão do chocolate destaca-se a intoxicação alimentar, diarreia, vômito, hemorragia intestinal, e em casos mais graves, até a morte. Isso porque, segundo explica o veterinário Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital PetCare, o doce é composto por duas substâncias excessivamente prejudiciais aos pets. “O chocolate é constituído entre outros componentes por carboidratos, lipídios e metilxantinas, que são a teobromina e cafeína. Esses dois últimos componentes são absorvidos e são distribuídos via corrente sanguínea para diferentes partes do organismo”, explica.

O médico esclarece ainda que é “no sistema nervoso que essas substâncias vão competir com outras responsáveis pela modulação da atividade cerebral e podem provocar excitação no animal. Já no músculo cardíaco, a atividade também vai ser potencializada aumentando assim a frequência dos batimentos e levando a um descontrole dos bichos”.

Vale lembrar ainda que mesmo os produtos oferecidos pelo mercado pet e que se dizem específicos para animais, se ingeridos em excesso, também são prejudiciais. E para identificar os sintomas da ingestão excessiva de chocolate, a veterinária Fernanda Fragata, diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira, explica que os sinais costumam aparecer entre seis a 12 horas após a ingestão. “Os sintomas incluem hiperatividade, respiração pesada, ritmo acelerado dos batimentos cardíacos, tremores musculares, distúrbios no controle de bexiga e até convulsão”.


Chocolate X Quantidade

Para se ter uma ideia do tamanho do estrago causado pela ingestão do chocolate, Fernanda informa que 28,35g da versão ao leite possui de 44 a 48 miligramas de teobromina, ao passo que a versão meio amargo, por ter mais cacau, apresenta 393 miligramas da substância tóxica. Lembrando que os sintomas já começam a surgir a partir da ingestão de 20 miligramas por kg de teobromina e cafeína.

Quinzani esclarece que quanto mais gordura o chocolate possuir, menor será o teor desta substância que ele vai concentrar, por isso, os chocolates brancos oferecem menor risco de intoxicação para cães e gatos enquanto os chocolates amargos são os mais perigosos. “Quanto mais escuro, puro e concentrado for o chocolate maior será o risco de intoxicação”, resume.

Para finalizar, os especialistas são claros na recomendação quando o assunto é prevenção: evitar dar a guloseima seja de qualquer tipo, ao animal. Isso porque infelizmente não há antídoto para intoxicações por teobromina. “A dieta balanceada de um pet deve ser sempre composta por ração e nada mais”, orienta Fernanda.


Fonte da pesquisa: Uol artigos


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

4 comentários:

  1. e o pior que eles gostam...
    e eu não sabia o mal que estava fazendo...
    mas agora q sei não mais farei...

    ResponderExcluir
  2. é por isso q eu só dou ração...
    se essas guloseimas já nos fazem mal oq dirar
    dos bichos...sou contra quem faz isso!
    Se realmente gosta do seu animal,nada de guloseimas ou qlq outra porcaria!
    By Ju

    ResponderExcluir
  3. nada de doces cachorradas e gatadas!
    **é bom que não terei q dividir se akele dog me olhar com olhar de pena...

    comenta lá no flog do Nando sua desnaturada!
    :P

    ResponderExcluir
  4. Taí mais uma coisa q eu não sabia! primeiro q os animais tbém gostavam de chocolate e segundo, q o chocolate faz mal à eles. Pelo jeito não só os humanos q são afetados pelo doce. Tbém, se vc soubesse como os ovos são feitos não ia kerer mesmo comer jamais hehehe... se ainda não sabe, dê uma passadinha no cinemeirosnews e descubra.
    http://cinemeirosnews.blogspot.com/2010/04/leseira-bare-abril10.html#comments

    ResponderExcluir