quarta-feira, 10 de março de 2010

ORCAS...


Ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensam, as orcas não são nem baleias e muito menos assassinas. Na verdade elas são uma espécie de golfinho gigante e esse termo "assassina" utilizado pelo homem, faz desse ser tão lindo(*na minha opinião) uma presa que mereça ser extinta(*o que eu discordo plenamente). Mas porque então elas são temidas e chamadas dessa forma?
Bom...até onde eu sei é que um grupo numeroso de orcas podem matar uma baleia e o termo "Baleia Assassina" se deu ao fato de que marinheiros espanhóis do século XVIII nomearam estes animais de asesina ballenas (assassinas de baleias) e anos depois foi erroneamente traduzida para o inglês Killer whale (baleias assassinas) e assim permanece até os dias atuais.
Conheçam agora um pouco mais sobre este animal:


A Orca

A Orca (Orcinus orca) (popularmente conhecida como baleia-assassina) é o membro de maior porte da família Delphinidae (ordem dos cetáceos) e um predador versátil, podendo comer peixes, moluscos, aves, tartarugas, ainda que, caçando em grupo, consigam capturar presas de tamanho maior, incluindo morsas e baleias. O nome baleia assassina provém da tradução direta do inglês "killer whale" e, mesmo sendo incorreto, tornou-se popular, especialmente entre os leigos. É um predador carnívoro, sendo considerada como um Animal de Topo na cadeia alimentar. Pode chegar a pesar nove toneladas. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica (logo a seguir ao homem), podendo encontrar-se em qualquer um dos oceanos.

Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. A primeira descrição da espécie foi feita por Plínio, o Velho que já a descrevia como um monstro marítimo feroz.

Até hoje só houve quatro casos de ataques fatais a seres humanos: um ocorreu na Malásia em 1928 quando um grupo de quatro orcas foi atacado por um pescador. Os animais, para defenderem-se, revidaram e atacaram o barco e o homem, que foi morto; o outro caso ocorreu em 1991, quando um treinador do Sealand of the Pacific no Canadá, foi puxada para o fundo do tanque onde estavam 3 exemplares de Orcas, e morreu por afogamento. Em 1999, um dos três animais, um macho de nome Tillikum se envolveu em outro incidente, no Parque Sea World, em Orlando, Flórida, quando autoridades acharam o corpo de um homem afogado em seu tanque (não se sabe o que ocorreu, mas a suspeita é de que o homem - um turista - pulou intensionalmente no tanque, e não foi capaz de sair, pois não havia sinais de ataque em seu corpo, o que livrou o animal da acusação de tê-lo matado). E o quarto, e mais recente incidente envolveu também o macho Tillikum, no dia 24 de Fevereiro de 2010, também no SeaWorld, quando a treinadora Dawn Brancheau foi puxada para o fundo do tanque, ao fim de uma apresentação. Especialistas acreditam que o animal não tinha intenção de matar a treinadora, mas sim continuar a "brincadeira".

É importante lembrar que apesar de sua inteligência, muitos animais (mesmo o ser humano) podem não ter noção de sua força. Além disso, a orca não raciocina que a treinadora é um ser humano, que precisa respirar. Outros casos de incidentes ocorreram envolvendo Orcas e seus treinadores, mas nenhum outro caso de morte foi relatado além dos já citados. Não há nenhum registro na história sobre ataques de Orcas a seres humanos em alto mar.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

________________________________________________________________________

Eu concordo com os especialistas...a culpa não é da orca. Não podem culpá-la de matar a treinadora tendo em vista que a mesma já a conhecia há bastante tempo. Agora paremos, e pensemos: A treinadora fazia carinho em um animal de cerca de 5,5 toneladas, levemos em consideração agora o peso da treinadora que deveria ser de uns 60 kg...o animal convivia com ela há 16 anos, já estavam acostumados um ao outro, é óbvio que o animal não teve a intenção de matá-la, ele simplesmente quis retribuir a atenção e não tinha raciocínio suficiente para saber que poderia ocasionar a morte de sua adestradora.

Vale pensar à respeito antes de sair por aí tachando a orca de vilã. Se os seres humanos que são dotados de racionalidade a usam para cometer atrocidades(*como assassinatos intencionais) e as vezes são perdoados pelo simples fato: "Errar é humano!" porque então condenar justo os seres irracionais???

¨¨

Até a próxima postagem!!!


22 comentários:

  1. eu sempre achei as orcas mais bonitas do que as baleias mesmo!
    E com quem nunca simpatizei mesmo foi com o tubarão! Ele sim tem cara de assassino e ainda sim se eu não for incomodar lá no habitat dele, ele não virá até o meu pra me arrancar nos dentes.
    Por isso concordo com vc que não se pode sair por aí tachando os seres irracionais de vilões!
    bjokas :O

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito interessante a postagem da vez! Sempre tive curiosidade para saber mais sobre as orcas, e realmente tem chamado muito a atenção o último incidente...e Concordo com vc: elas são muito fofas!!! bjus primacore!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito innteressante a postagem
    Fiquei xocada com história da moça lá que morreu
    Mas é a vida né..cheia de surpresas.

    ResponderExcluir
  4. gosteei do blog, é interessante postagens assim!

    www.buscandoreconhecimento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nem copiou e colou do wikipedia neh! osksoksapok mas oq vale eh a intençao.! Abçs

    ResponderExcluir
  6. realmente foi o q fiz...
    mas não disse q era de minha autoria...
    deixei a fonte logo abaixo...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog!

    Se quiser dar uma passadinha no meu...
    http://afeiraelivre.blogspot.com/

    Bjo, Fê.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo blog, continue postando e nao ira se arrepender.

    http://orkutmoderninho.cjb.net

    ResponderExcluir
  9. Votei!
    Parabéns pela iniciativa! Sempre serei contra à extinção de qualquer animal.

    Sorte pra vc!

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. as orcas são muito fofinhas!
    e acredito que Tillikum não teve a intenção de matar sua mestra!óbvio que se tivesse consciencia disso não o teria feito!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou a favor da liberdade pra esses bichos, um golfinho desse tamanho não pode ficar em cativeiro...

    ResponderExcluir
  12. bom, no ultimos anos soh de termos desaprendido sobre elas ja foi um grande passo afinal, matavamos e nem davaso bola

    ResponderExcluir
  13. muito bom o conteudo do blog parabens :D

    ResponderExcluir
  14. show de bola o post. não sabia mesmo que as orcas eram consideradas golfinhos gigantes. concordo plenamente que nós seres ditos racionais que transformamos os seres ditos irracionais em possíveis assassinos. mas será que não somos nós os verdadeiros predadores?

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. gostei muito do post bem diferentee, enfim parabéns pelo blog e pelo post ;D


    http://deborestt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. A parte de "golfinhos gigantes" é novidade para mim e, também, uma surpresa. Concordo sobre seu ponto de vista a respeito das orcas.

    http://bardoge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. eu não sabia que elas eram golfinhos gigantes.Foi bom ver seu blog pois tinha preconceito com relação a elas e agora vejo que era besteira minha.

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante suas informações sobre esse magnífico animal q tem uma fama errônea. Porém um animal é sempre um animal e assim como esse caso da treinadora q morreu, tbém tem-se notícias de vários outros, onde pessoas morreram por abusarem da confiança. Acho que deve haver um limite entre as pessoas e esses tipos de animais para depois não acontecer outros acidentes e acabar sobrando sempre pro animal, q acaba isolado, preso ou até mesmo morto.
    Adorei o post Belka, e acho q vc conseguiu passar muitas informações interessantes q quase ninguém sabia, inclusive eu, sobre as Orcas. Parabéns e continue assim :)

    ResponderExcluir