quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobre a vacina da Raiva


Governo Federal confirma reações à vacina de raiva


Uma nota técnica do Ministério da Saúde confirmou o alto índice de complicações em animais vacinados contra a raiva no Estado de SP.

O material, divulgado a profissionais do setor, foi o único usado em São Paulo e Guarulhos, onde os casos de reações adversas se concentram.

Há duas semanas, o ministério disse que não havia problemas com a vacina e que a campanha -suspensa no Estado em 20 de agosto após mortes de sete animais- deveria continuar.

Procurado ontem, não comentou a nota técnica e informou que detalhes serão divulgados nesta semana.

Estudo feito pelas secretarias estadual e municipal de Saúde aponta que o número de complicações em cães e gatos na cidade de São Paulo foi 177 vezes maior em 2010 do que no ano passado.

Em 2009, 53 reações foram registradas, uma incidência de 0,05 casos a cada mil doses. Agora, passou para 2.198 reações, o que representa 8,88 a cada mil. No interior, o índice é de 1,13 a cada mil.

A vacina, produzida pelo laboratório Biovet, está sendo usada pela primeira vez na rede pública.

Uma investigação dos casos deve ser concluída em 15 dias. Até lá, a secretaria estadual decidiu manter a campanha suspensa.

Em todo o Estado, 2.627 animais imunizados tiveram reações adversas associadas, sendo 1.903 gatos, 713 cães e 11 em processo de identificação. Desses, 66 morreram.

Fonte: Folha.com

____________________

Temos que ficar atentos aos casos das outras cidades para vermos se apresentam o mesmo problema.

7 comentários:

  1. ainda bem que o governo está colocando a situação na mídia pelo menos não tão fazendo pouco caso...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, fikei sabendo dessa noticia e até lembrei de uma matéria anterior q li no seu blog e ontem mesmo vi algumas pessoas na rua de casa procurando por animais pra vacinar! será que eles sabem dos riscos que os animas tem com os efeitos colaterais? Grande abraço e td de bom minha amiga

    ResponderExcluir
  3. essa parada tá sinistra pow
    tomara que o lance se resolva...

    ResponderExcluir
  4. será q esse problema atinge outros estados??

    ResponderExcluir
  5. é amiga a coisa tá feia para os bichos de são paulo...
    Gy

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga, assim q tiver um tempo passe em: http://cinemeirosnews.blogspot.com/2010/09/campanha-agora-so-falta-voce.html#comments e participe dessa campanha tbém, afinal, não custa nada.
    Grande abraço :)

    ResponderExcluir