domingo, 6 de junho de 2010

Dar ou não dar osso?


Ossos não são prejudiciais à saúde do pet? Sempre ouvi dizer que nunca devemos dar ossos, principalmente os de frango, aos cães, sob pena de ocorrerem perfurações ou obstruções gastrointestinais.

Desde que o mundo é mundo, os veterinários nos orientam a evitar dar ossos, principalmente os de galinha, aos cães. Mas é preciso esclarecer alguns pontos. Na maioria esmagadora dos casos, os cães podem sofrer perfuração gastrointestinal ao engolirem aquele osso de coxa de galinha cozido que sobrou do almoço do dono. É o osso cozido, frito ou assado que não pode em hipótese alguma ser oferecido ao animal. O calor muda a composição do osso, tornando-o mais rígido e perigoso.

Já ossos crus são bastante seguros. Se não fossem, a dieta dos carnívoros selvagens, à base de carnes e ossos, os levaria à morte e à extinção. Desde que dados crus, ossos são material biológico e sofrem digestão como qualquer outro alimento de origem animal. Mas isso não quer dizer que a prática seja isenta de riscos. Na verdade, se a gente parar para pensar, nenhuma modalidade de nutrição é 100% segura.

Algumas atitudes podem minimizar os riscos. É importante observar o cão enquanto ele come meaty bones (ossos contendo carne, como asas de frango, pescoço, etc). Se acontecer de ele se atrapalhar com um osso, você estará lá para remediar a situação. Existem ossos mais seguros que outros. É recomendável começar oferecendo peças com ossos molinhos e pequenos, como pescoços de frango, ótimos para cães iniciantes. Pés de galinha, por serem mais duros e apresentarem ossos compridos, não são indicados para animais sem experiência. Para ajudar ainda mais seu cão afobado, você pode quebrar os ossos com auxílio de um martelo, ou pedir para o açougueiro moer os pescoços e as asas e dorsos de frango. Aqui trituramos meaty bones para os gatos usando um liquidificador comum ou mixer. Deste modo obtemos um “patê” de meaty bones muito seguro e palatável.

Em último caso, se o receio for muito grande, esqueça os ossos e ofereça a dieta natural com suplementação de cálcio por meio de cápsulas (mais informações com seu veterinário) ou pó de casca de ovos. (Para obter pó de casca de ovo, deixe algumas cascas de ovo por 10 minutos no forninho elétrico ou forno convencional a fim de desidratá-las e esterilizá-las. E em seguida, bata-as no moedor de café, de pimenta ou no liquidificador até obter um pó fininho . Use em média 1/2 colher de chá desse pó para cada 250 gramas de carne sem ossos. Veja tudo nesse nosso artigo com fotos.)

Se optar por não oferecer meaty bones, converse com seu veterinário para que a dieta seja ajustada para uma formulação adequada. Ou aguarde nossas sugestões de cardápios de dieta natural sem ossos. E não deixe de oferecer ossos grandes (”joelho” de boi, etc) uma vez por semana para que os cães roam e limpem os dentes e as gengivas.

E lembre-se: são milhares de pessoas no mundo oferecendo ossos crus para cães e gatos de todas as idades e portes, com sucesso. A regra é dar certo!

Fonte: http://www.cachorroverde.com.br/ossos.php



_____________________________________

12 comentários:

  1. depois dessa,fico até com medo se sair dando ossinho por aí.Nossa muito interessante a matéria prima. Nunca pensei que um inocente ossinho de frango guisado, representasse um perigo dessa dimensão. Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  2. é por isso q eu so dou ração pros meus cães!

    ResponderExcluir
  3. eu sempre vario a alimentação dos meus cachorros...
    tem dias q dou só osso, outros q dou ração, outros q dou a sobra da minha comida e graças a deus nada aconteceu com ele!
    (pelo menos por enquanto...)

    ResponderExcluir
  4. eu sempre tive medo de dar osso pros meus cães
    mas pq tinha medo q eles se engasgassem...
    agpra q sei q pode furar o intestino ai q não dou mesmo.

    ResponderExcluir
  5. eu sou a favor de dar osso sim, antigamente não existia ração e os cachorros so comia osso e nenhum morreram por causa disso.

    ResponderExcluir
  6. Opá, fazia tempo q ñ vinha por aki! tbém estava meio ocupado, são ossos do oficio hehehe... mais não ia deixar de dar minha colaboraçào pois desde do inicio eu nunca deixei de comentar nenhum post seu e não ia ser agora né?
    Com relação a matéria, gostaria de dizer q hoje em dia, com tantas rações apetitosas q tem por aí, os totós ñ fazem nem mt questão de sair roendo osso! mais na minha opiniào acho q não faz mal um ossinho de vez em qndo não, só não sabia q cozinhar, assar ou fritar era perigoso p/ o animal :)
    grande abraço e mt sucesso no blog, só nào eskeça de mim ok!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre dou ossinhos de frango para meu gato,,,, mas uso uma faca e quebro eles para ficarem pequenos e, sempre ossinhos moles e aquelas cartilagens brancas, alem de nervos e tendoes do frango, aqueles ossos da caixa toraxica do frango, sao moles e pequenos podendo ser quebrado ,,, sempre tenho esse cuidado e ate hj ele esta lindo,,lembrando que dou apos os ossinhos cozidos, ração seca e agua a vontade,

    ResponderExcluir
  8. A minha dúvida é a seguinte, minha cachorra é de porte pequeno, tem os dentes frágeis e pequenos, mas quero dar um osso de boi grande para ela se destrair o osso é mto duro imquebrável, impossível ela conseguei quebrar, mas meu medo é q ela tente quebralo e acabe quebrando seus dentinhos. É perigoso isso acontecer, ou posso dar o osso e ficar despreocupada?

    ResponderExcluir
  9. ñ sei se ja te falei + eu tenho 4 cachorros, e atuamente 2 porquinhos da india. e faço o seguinte: vo no supermercado perto da minha casa e compro os ossos que eles costumam jogar fora. alem de esta om um bom aspecto têm q ter um bom tamanho. pq os meus filhos sõ de porte medio e grande. ai cozinho com um poukinho de sal e do p/ eles. e é tão lindo ver meus filhos comendo akele osso. pacere 1 biskoitinho. crekrek.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho 11 anos e adoro cães minha paixão S2 tenho 3 , 2 que são muito grandes dou ossos ao pequeno que tem apenas meses também mas acho que mal não fará pois os maiores adultos têm consiência do que comem e os bebes siplesmente roem acho que isso dos ossos realmente , pode acontecer isso acontecer , quem quiser dar dê quem não quiser tem bom remedio beijO

    ResponderExcluir
  11. Ossos para cães à venda nas lojas da especialidade SIM, de resto, ossos de qualquer parte de animais que se desfaçam e que eles consigam partir está completamente FORA DE QUESTÃO!! Aconteceu dar à minha cadela osso de costeleta de porco e no dia seguinte ela sofreu imenso!! não conseguia fazer cócó e o que saía era rijo como pedra... O veterinário, depois de uma radiografia onde vi o que tinha feito :(, receitou medicação e explicou que estes ossos tornam a digestão mais lenta e se desfazem em areia formando granulações muito dolorosas para os cães que podem até provocar a morte... por isso já sabem, fica a dica! Nunca mais faço a minha bebé sofrer assim!!

    ResponderExcluir
  12. Bem pensado! Para isso que existem ótimas rações no mercado! Osso só se for de brinquedo!

    ResponderExcluir